Transformação Empresarial

Transformação Empresarial

Redesenhando o futuro do seu negócio.

A Transformação Empresarial envolve desbloquear o verdadeiro potencial das operações, reconfigurando processos e otimizando recursos para garantir um crescimento sustentável e lucrativo.

Projeto de Transformação Empresarial

Um projeto de transformação empresarial é uma jornada estratégica voltada para impulsionar o desempenho e a rentabilidade das operações empresariais. Estruturado em três fases distintas – descongelamento do status quo, implementação das mudanças e congelamento para sustentação dos ganhos – o projeto é fundamentado em estratégias de crescimento de receita, ganho de produtividade, otimização de recursos e redução de gastos.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, não apenas são consideradas as ações a serem executadas, mas também como o negócio deve evoluir. Durante a implementação, os processos organizacionais são reconfigurados, eliminados ou criados para atingir os objetivos da transformação, culminando na consolidação das mudanças realizadas e na preparação da organização para preservar os ganhos obtidos.

Principais-Fases-do-Projeto-de-Transformação-Empresarial--C&S

Melhoria do Resultado Através da Transformação Empresarial

Transformação Empresarial é um projeto amplo de melhoria de performance organizacional que busca destravar o real potencial da operação, de forma a aumentar o valor do negócio e maximizar o retorno aos sócios ou acionistas.

Aumento de Desempenho

Este tipo de abordagem é utilizada por empresas que buscam aumentar seu desempenho de forma rápida e sustentável através da:

  • Reorganização de processos;
  • Melhoria dos sistemas de controle;
  • Implementação de capacidades;
  • Aprimoramento de habilidades do time de gestão e equipes;
  • Reestruturação organizacional;
  • Redução de gastos (custos e despesas);
  • Melhoria da qualidade da receita (lucratividade, previsibilidade e diversidade);
  • Otimização do uso de recursos;
  • Aumento da eficiência do uso do capital.

Projetos de Transformação Empresarial são direcionados por evidência, dados e fatos, ao contrário de alguns processos ou iniciativas de mudanças que são guiadas por crenças que, apesar de plausíveis, são mais anedóticos que empíricos.

Transformação Empresarial de indústria de fibras e fios sintéticos

A C&S Projetos e Mercado é assessora econômica da alta administração da Etruria na Reestruturação de suas atividades Operacionais e Financeiras, baseando-se nos princípios da Governança Corporativa aplicadas dentro das estratégias definidas pelo Conselho de Administração instituído.

Modus Operandi da Transformação Empresarial

Atuamos conforme as diretrizes das Melhores Práticas de Governança Corporativa, as quais convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a sua longevidade.

Da estratégia ao dia-a-dia da operação, nossos esforços estarão concentrados em iniciativas que objetivam melhorar o desempenho da empresa, com impactos mensuráveis no curto prazo, sem perder a visão nos ganhos de médio e longo prazo.

Atuaremos nos processos críticos que impulsionam o projeto de Transformação Empresarial, seguindo um modelo ágil de gestão/execução que garante velocidade e objetividade desde o 1º dia de nossa atuação.

Ao longo do projeto, objetivos, indicadores e metas serão estabelecidos nas áreas chave do negócio (Suprimentos, Operações e Comercial), de modo que fique claro a todos na organização as prioridades, direção e ritmo da mudança.

Cases Relacionados

  • Governança Corporativa Integrada aplicada à Reestruturação da Rede Século XXI

    A Rede Século 21, localizada em Valinhos, região metropolitana de Campinas – SP e fundada 1999, prima por uma programação de alto nível dispondo de cinco estúdios para produção de programas ao vivo.

  • Transformação na FARO – Faculdade de Rondônia

    A FARO tem mais de 30 anos de história, e é uma instituição de ensino bastante representativa no Norte do Brasil, tendo formado milhares de alunos em seus cinco cursos de graduação e diversos cursos de pós-graduação.

  • Reestruturação Empresarial de Indústria de Fibras e Fios Sintéticos

    A C&S Projetos e Mercado é assessora econômica da alta administração da Etruria na Reestruturação de suas atividades Operacionais e Financeiras.

Artigos Relacionados

  • Estratégias de crescimento que geram e sustentam valor

    Para verdadeiramente inovar e crescer, líderes em todos os níveis e funções organizacionais devem estar sintonizados em como estão criando novos valores enquanto protegem os valores existentes.

  • O digital aproximando os serviços de saúde ao formato varejista

    A integração da tecnologia digital no setor de saúde tem sido uma revolução silenciosa, promovendo uma aproximação cada vez maior ao modelo de varejo.

  • Simulação de cenários como ferramenta estratégica

    Simulação de cenários é uma ferramenta estratégica que permite explorar diferentes futuros possíveis para uma organização.

  • Pricing de produtos: o ingrediente da competitividade

    Geralmente quando estamos definindo o planejamento estratégico ou durante a fase de gestão estratégica nos deparamos com problemas e oportunidades na precificação dos produtos.

Time de Especialistas

Mauricio-Siqueira-CCI-CTA

Mauricio Siqueira, CCA CTA

Conselheiro de Administração

Economista, Pós graduado em Engenharia Econômica e Economia do Agronegócio, Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Como Executivo, foi interventor pelo BNDESpar, presidiu Empresas e Conselhos.

Bruno Siqueira, CCA

Diretor Executivo

Economista, MBA em Finanças Corporativas, Especialista em Fusões & Aquisições, Private Equity & Venture Capital e Mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral. Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.

Fernando Bertozzo

Diretor de Operações

Economista, especialista em Fusões & Aquisições, S&OP/E, Planejamento e Gestão de Supply Chain. Membro do IBGC Núcleo Empresas Familiares do interior do Estado de São Paulo e IBF – Institute of Business Forecasting & Planning.

Luciano Menegasso

Diretor de Estratégia

Engenheiro e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui ampla experiência no desenvolvimento de estratégias e coordenação de projetos de inovação em empresas nacionais e multinacionais.

Diego Piai

Diretor de Controladoria e Tesouraria

Administrador, MBA em Finanças e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Especialista em Contabilidade Gerencial tendo atuado na controladoria de grandes empresas.

Frederico Saraiva

Diretor de Planejamento Financeiro e Análises

Administrador, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Possui experiência e conhecimento em técnicas e ferramentas de modelagem econômico-financeiras aplicadas ao contexto de gestão de Riscos Corporativos.

Andre Kraemer

André Kraemer, CCA

Conselheiro de Administração

Engenheiro, MBA em Finanças Corporativas e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC Possui experiência e amplo conhecimento em técnicas de mensuração e gestão de Riscos Corporativos.

Luiz Fernando Sardinha, CCA

Conselheiro de Administração

Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Administração de Marketing. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, especializado em Governança para empresas familiares. Possui larga experiência na área comercial e de operações, tendo atuado como Diretor de Operações da Femsa em São Paulo.

Daniel Capovilla

Gerente de Controladoria

Administrador, MBA em Controladoria e Finanças. Atuou na área de planejamento financeiro e controladoria em grandes empresas.

Lucas Camillo

Gerente de Controladoria

Contador, MBA em Gestão em Controladoria e Tributação. Possui experiência na internalização dos controles contábeis, financeiros e fiscais.

Luís Otávio Camargo Correa

Gerente de Operações

Engenheiro e com especialização MBA em Gestão Empresarial, possui ampla experiência em técnicas negociais, Supply Chain e S&OP/E.

Felipe Paes

Gerente de Controladoria

Economista com Pós Graduação em Controladoria e Finanças. Atuou no financeiro de empresas de diversos portes.

Yara Commar

Gerente de Planejamento Financeiro e Análises

Economista com especialização em Finanças Corporativas e MBA Executivo em Administração de Negócios, atua na execução e condução de projetos estratégicos, M&As, análises e modelagens financeiras de novos negócios.

Samuel Freitas

Gerente de Tesouraria

Contador e MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV em Finanças, Controladoria e Auditoria. Atuou na tesouraria, passando pelas áreas administrativas, financeira e de compras.

Mário Fontana

Gerente de Tecnologia

Administrador com
Pós-Graduação em Business Intelligence and Analytics. Possui experiência na coordenação de projetos de inovação digital e é especialista em ferramentas digitais.

Raphael de Paula

Gerente de Estratégia

Administrador e especialista em estratégia e gestão de projetos. Possui experiência em multinacionais na estruturação e gestão da estratégia de médio e longo prazo, assim como na coordenação de projetos.

Carolina Siqueira

Jurídico

Advogada, especialista em Direito Societário e em Secretarias de Conselhos de Administração pelo IBGC. Responsável pelas Secretarias dos Conselhos e assuntos legais relacionados à Governança Corporativa.

Emerson Mina

Associate Partner – Relação com Investidores

Administrador de Empresas, com MBA em Finanças e Negócios pela Fundace. Professor Universitário nas matérias de Comércio Exterior e Mercado de Capitais, fez carreira no Banco do Brasil, onde esteve à frente das áreas Empresarial e Internacional do Banco.

Monise Garcia

Associate Partner – Planejamento Estratégico

Engenheira de Produção pela UNESP, com MBA pela FIA/USP em Gestão de Negócios. Trabalhou na área de Estratégia e Governança da Caterpillar onde liderou, como Black Belt, diversos projetos e estruturou a Governança de Redução de Custos das Máquinas.

Márcio Lima

Associate Partner de Sustentabilidade

Bacharel em Química pela UFSCar, Mestre em Enga. Civil – área de Saneamento pela EESC/USP e com MBA em Administração de Empresas e Visão de Negócios pela FGV, membro oficial e verificado junto ao Instituto Brasileiro de ESG.

Viviane Galeb

PMO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USJT. Possui mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Processos, incluindo atuação no setor privado e no terceiro setor. Idealizadora e coordenadora da Organização Sem Fins Lucrativos-GAA Nova Vida.

Ana Paula Suzigan

Coordenadora de Gente e Gestão

Administradora pela Unisal, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira na Área Administrativa e Financeira de empresas, em seguida atuou como consultora pela FGV, na Gestão de Projetos orientados ao Setor Público, com especial enfoque em Mapeamento e Redesenho de Processos, Elaboração de Manuais de Procedimentos e Instruções de Trabalho.

Samantha Feriani

Samantha Feriani

Secretária de Governança Corporativa

Advogada e especializada em Direito Civil Constitucionalizado e o Novo Processo Civil, possui ampla experiência em Secretariado, Governance Office e Gerenciamento de Rotinas relacionadas à Governança Corporativa.

Conecte-se com nossa prática de transformação.