Estratégias de crescimento que geram e sustentam valor

Estratégias de crescimento que geram e sustentam valor

Estratégias-de-crescimento-que-geram-e-sustentam-valor -

23 de maio de 2024

Compartilhe:

Para verdadeiramente inovar e crescer, líderes em todos os níveis e funções organizacionais devem estar sintonizados em como estão criando novos valores enquanto protegem os valores existentes.

Assim como um técnico de futebol deve buscar simultaneamente o ataque e a defesa, os líderes devem constantemente focar sua atenção em oportunidades para criar valor — através de inovação, tomada de riscos e experimentação — e para proteger valor — preservando e defendendo aspectos-chave de suas responsabilidades. Ambas as abordagens são muito importantes para o sucesso, e os líderes organizacionais devem proativamente e continuamente incentivar suas equipes a adotar ambas as mentalidades de criação e proteção de valor ao lidar com suas responsabilidades diárias.

Mas como os líderes podem fazer isso? Mais especificamente: onde e como os líderes empregam essas duas abordagens, e como essas abordagens mudam ao longo do tempo?

Em nossos Workshops de Alinhamento e Planejamento Estratégico, empregamos técnicas de design thinking para criar um ambiente inovador, colaborativo e integrativo. Essa abordagem está diretamente alinhada com a necessidade de os líderes adotarem mentalidades de criação e proteção de valor. Veja como as etapas sugeridas podem ser integradas e potencializadas pelo nosso workshop:

1. Comunicar expectativas claras

Todo indivíduo, independentemente de sua posição na organização, deve ser orientado a buscar oportunidades de criação de valor. Por meio do design thinking, incentivamos os líderes a estabelecer expectativas claras e a comunicá-las de maneira eficaz durante nosso workshop. Isso não apenas alinha as ações das equipes com os objetivos organizacionais, mas também fortalece a cultura de alto desempenho.

2. Definir prioridades focadas

Para criar valor organizacional que seja transformador, os líderes devem concentrar seus esforços em áreas-chave onde a criação de valor é possível. Durante o workshop, utilizamos o design thinking para ajudar os líderes a identificar essas áreas críticas e a inovar de forma estratégica, maximizando assim o impacto positivo na organização.

3. Fazer perguntas críticas e definir critérios

A tomada de medidas para criar valor pode frequentemente parecer uma ameaça significativa aos processos, culturas e normas organizacionais estabelecidos. Nosso workshop estimula e incentiva os líderes com técnicas e ferramentas de modo a alinhar suas iniciativas com a visão, missão e estratégia mais amplas da organização. Ao fazer perguntas críticas e definir critérios claros, facilitamos um processo de inovação que respeita e fortalece a estrutura organizacional existente.

4. Avaliar e repetir

O ciclo de criação de valor não é um evento único, mas um processo contínuo de identificação de oportunidades, busca dessas oportunidades e reavaliação delas. Em nosso workshop, enfatizamos a importância da iteração e da aprendizagem contínua. Através da experimentação e do risco calculado, incentivamos os líderes a revisar e adaptar suas estratégias, promovendo uma cultura de inovação sustentável.

Ao integrar as técnicas de design thinking no planejamento estratégico, proporcionamos um ambiente propício à inovação, mas também reforçamos a importância de proteger o valor existente enquanto exploramos novas oportunidades. Isso resulta em uma abordagem equilibrada que prepara as organizações para o sucesso sustentável, alinhando crescimento e inovação com a segurança e a integridade dos negócios existentes.

Em suma. é importante fomentar uma mentalidade vise mais do que a inovação, mas também a sustentabilidade e a resiliência organizacional, essenciais para a diferenciação competitiva no mercado moderno.

Luciano Menegasso

Diretor de Estratégia

Competências Relacionadas

Transformação Empresarial Estratégia

Publicações Relacionadas

  • Estratégia dos Conselhos de Administração: fatores de influência

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Inteligência Artificial nos Conselhos de Administração

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Reshoring: principais etapas para a repatriação da produção

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Governança Corporativa Integrada no Grupo Unika Embalagens

    O Grupo Unika Embalagens, contratou a C&S Projetos e Mercado para realizar um projeto de implantação e sustentação da Governança Corporativa Integrada.

Conecte-se com nossa prática de transformação.