A Transformação Empresarial envolve desbloquear o verdadeiro potencial das operações, reconfigurando processos e otimizando recursos para garantir um crescimento sustentável e lucrativo.
Projeto de Transformação Empresarial
Um projeto de transformação empresarial é uma jornada estratégica voltada para impulsionar o desempenho e a rentabilidade das operações empresariais. Estruturado em três fases distintas – descongelamento do status quo, implementação das mudanças e congelamento para sustentação dos ganhos – o projeto é fundamentado em estratégias de crescimento de receita, ganho de produtividade, otimização de recursos e redução de gastos.
Por meio de uma abordagem multidisciplinar, não apenas são consideradas as ações a serem executadas, mas também como o negócio deve evoluir. Durante a implementação, os processos organizacionais são reconfigurados, eliminados ou criados para atingir os objetivos da transformação, culminando na consolidação das mudanças realizadas e na preparação da organização para preservar os ganhos obtidos.
Melhoria do Resultado Através da Transformação Empresarial
Transformação Empresarial é um projeto amplo de melhoria de performance organizacional que busca destravar o real potencial da operação, de forma a aumentar o valor do negócio e maximizar o retorno aos sócios ou acionistas.
Aumento de Desempenho
Este tipo de abordagem é utilizada por empresas que buscam aumentar seu desempenho de forma rápida e sustentável através da:
- Reorganização de processos;
- Melhoria dos sistemas de controle;
- Implementação de capacidades;
- Aprimoramento de habilidades do time de gestão e equipes;
- Reestruturação organizacional;
- Redução de gastos (custos e despesas);
- Melhoria da qualidade da receita (lucratividade, previsibilidade e diversidade);
- Otimização do uso de recursos;
- Aumento da eficiência do uso do capital.
Projetos de Transformação Empresarial são direcionados por evidência, dados e fatos, ao contrário de alguns processos ou iniciativas de mudanças que são guiadas por crenças que, apesar de plausíveis, são mais anedóticos que empíricos.
Transformação Empresarial de indústria de fibras e fios sintéticos
A C&S Projetos e Mercado é assessora econômica da alta administração da Etruria na Reestruturação de suas atividades Operacionais e Financeiras, baseando-se nos princípios da Governança Corporativa aplicadas dentro das estratégias definidas pelo Conselho de Administração instituído.
Modus Operandi da Transformação Empresarial
Atuamos conforme as diretrizes das Melhores Práticas de Governança Corporativa, as quais convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a sua longevidade.
Da estratégia ao dia-a-dia da operação, nossos esforços estarão concentrados em iniciativas que objetivam melhorar o desempenho da empresa, com impactos mensuráveis no curto prazo, sem perder a visão nos ganhos de médio e longo prazo.
Atuaremos nos processos críticos que impulsionam o projeto de Transformação Empresarial, seguindo um modelo ágil de gestão/execução que garante velocidade e objetividade desde o 1º dia de nossa atuação.
Ao longo do projeto, objetivos, indicadores e metas serão estabelecidos nas áreas chave do negócio (Suprimentos, Operações e Comercial), de modo que fique claro a todos na organização as prioridades, direção e ritmo da mudança.
Cases Relacionados
Artigos Relacionados
Time de Especialistas
Mauricio Siqueira, CCA CTA
Conselheiro de Administração
Economista, Pós graduado em Engenharia Econômica e Economia do Agronegócio, Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Como Executivo, foi interventor pelo BNDESpar, presidiu Empresas e Conselhos.
Bruno Siqueira, CCA
Diretor Executivo
Economista, MBA em Finanças Corporativas, Especialista em Fusões & Aquisições, Private Equity & Venture Capital e Mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral. Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.
Fernando Bertozzo
Diretor de Operações
Economista, especialista em Fusões & Aquisições, S&OP/E, Planejamento e Gestão de Supply Chain. Membro do IBGC Núcleo Empresas Familiares do interior do Estado de São Paulo e IBF – Institute of Business Forecasting & Planning.
Luciano Menegasso
Diretor de Estratégia
Engenheiro e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui ampla experiência no desenvolvimento de estratégias e coordenação de projetos de inovação em empresas nacionais e multinacionais.
Diego Piai
Diretor de Controladoria e Tesouraria
Administrador, MBA em Finanças e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Especialista em Contabilidade Gerencial tendo atuado na controladoria de grandes empresas.
Frederico Saraiva
Diretor de Planejamento Financeiro e Análises
Administrador, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Possui experiência e conhecimento em técnicas e ferramentas de modelagem econômico-financeiras aplicadas ao contexto de gestão de Riscos Corporativos.
Mário Miura
Conselheiro de Administração
Contabilista com Pós-Graduação em Direito Empresarial e especialização em Compliance e Conselho Fiscal. Atua como Presidente de Conselho de Administração, Conselheiro Consultivo e Conselheiro Fiscal.
André Kraemer, CCA
Conselheiro de Administração
Engenheiro, MBA em Finanças Corporativas e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC Possui experiência e amplo conhecimento em técnicas de mensuração e gestão de Riscos Corporativos.
Luiz Fernando Sardinha, CCA
Conselheiro de Administração
Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Administração de Marketing. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, especializado em Governança para empresas familiares. Possui larga experiência na área comercial e de operações, tendo atuado como Diretor de Operações da Femsa em São Paulo.
Augusto Cruz
Conselheiro de Administração
Engenheiro pela Universidade Federal de São Carlos, MBA pelo IBMEc e extensões executivas na Universidade Notre Dame, Wharton, Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Daniel Capovilla
Gerente de Controladoria
Administrador, MBA em Controladoria e Finanças. Atuou na área de planejamento financeiro e controladoria em grandes empresas.
Lucas Camillo
Gerente de Controladoria
Contador, MBA em Gestão em Controladoria e Tributação. Possui experiência na internalização dos controles contábeis, financeiros e fiscais.
Luís Otávio Camargo Correa
Gerente de Operações
Engenheiro e com especialização MBA em Gestão Empresarial, possui ampla experiência em técnicas negociais, Supply Chain e S&OP/E.
Felipe Paes
Gerente de Controladoria
Economista com Pós Graduação em Controladoria e Finanças. Atuou no financeiro de empresas de diversos portes.
Yara Commar
Gerente de Planejamento Financeiro e Análises
Economista com especialização em Finanças Corporativas e MBA Executivo em Administração de Negócios, atua na execução e condução de projetos estratégicos, M&As, análises e modelagens financeiras de novos negócios.
Samuel Freitas
Gerente de Tesouraria
Contador e MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV em Finanças, Controladoria e Auditoria. Atuou na tesouraria, passando pelas áreas administrativas, financeira e de compras.
Mário Fontana
Gerente de Tecnologia
Administrador com
Pós-Graduação em Business Intelligence and Analytics. Possui experiência na coordenação de projetos de inovação digital e é especialista em ferramentas digitais.
Raphael de Paula
Gerente de Estratégia
Administrador e especialista em estratégia e gestão de projetos. Possui experiência em multinacionais na estruturação e gestão da estratégia de médio e longo prazo, assim como na coordenação de projetos.
Carolina Siqueira
Jurídico
Advogada, especialista em Direito Societário e em Secretarias de Conselhos de Administração pelo IBGC. Responsável pelas Secretarias dos Conselhos e assuntos legais relacionados à Governança Corporativa.
Emerson Mina
Associate Partner – Relação com Investidores
Administrador de Empresas, com MBA em Finanças e Negócios pela Fundace. Professor Universitário nas matérias de Comércio Exterior e Mercado de Capitais, fez carreira no Banco do Brasil, onde esteve à frente das áreas Empresarial e Internacional do Banco.
Viviane Galeb
PMO
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USJT. Possui mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Processos, incluindo atuação no setor privado e no terceiro setor. Idealizadora e coordenadora da Organização Sem Fins Lucrativos-GAA Nova Vida.
Ana Paula Suzigan
Coordenadora de Gente e Gestão
Administradora pela Unisal, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira na Área Administrativa e Financeira de empresas, em seguida atuou como consultora pela FGV, na Gestão de Projetos orientados ao Setor Público, com especial enfoque em Mapeamento e Redesenho de Processos, Elaboração de Manuais de Procedimentos e Instruções de Trabalho.
Samantha Feriani
Secretária de Governança Corporativa
Advogada e especializada em Direito Civil Constitucionalizado e o Novo Processo Civil, possui ampla experiência em Secretariado, Governance Office e Gerenciamento de Rotinas relacionadas à Governança Corporativa.