Valuation da S.A.F CFC Tietê

Valuation da S.A.F CFC Tietê

20 de junho de 2024

Compartilhe:

O Comercial Futebol Clube de Tietê, conhecido como CFC Tietê, foi fundado em 2 de junho de 1920 e ao longo dos anos se estabeleceu como uma instituição importante para a comunidade local, promovendo não apenas o esporte, mas também o desenvolvimento social e educacional dos jovens.

O clube possui uma estrutura completa para as categorias de base e com Certificado de Clube Formador emitido pela CBF, participando do campeonato paulista com as categorias sub-15, sub17 e Sub-20. Nos últimos anos, o CFC Tietê tem se destacado por sua participação em competições importantes e pela revelação de jovens talentos. Recentemente, o clube participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez, destacando-se no cenário nacional.

A SGEE S/A, liderada por Murilo Miura na posição de CEO com apoio de um seleto grupo de empresários, executivos e ex-atletas profissionais, assumiu a gestão do CFC Tietê através do modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Este movimento estratégico teve como objetivo profissionalizar a administração, atrair investimentos e elevar a competitividade do clube no cenário esportivo nacional e internacional, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Lei 14.193. Segue abaixo composição de acionistas e conselheiros da SGEE/AS:

  • Mario Miura, sócio da Trade Point Consultores e Trade Group Investimentos;
  • José Ignácio, Ex-vice-presidente econômico do Real Madrid;
  • Marcial Portela, ex-presidente do conselho de administração e da diretoria do Banco Santander Brasil;
  • José Berenguer, CEO do Banco XP SA e membro do Conselho de diversas instituições (Febraban, FunBio, ABBI, B3, Acrefi e ABBC);
  • Heloísa Rios, Co-fundadora do 1º Market Place de Futebol do Brasil e FutTalks. Professora pela UdoFutebol, FIA e professora/coordenadora do Programa de Executivos e de Estratégia & Finanças da CBF Academy;
  • Entre outros

Além do foco no desenvolvimento esportivo, a SGEE S/A e o CFC Tietê estão envolvidos no projeto “Cidadãos do Futebol” que tem como embaixador o ex-atleta Cesar Sampaio. O projeto é voltado ao ESG, com um trabalho muito forte pela responsabilidade social, desenvolvimento comunitário e governança. Este projeto já beneficiou mais de 2.000 jovens, oferecendo treinamentos, palestras, materiais esportivos, e diversas outras assistências.

A SGEE S/A planeja continuar expandindo as atividades do CFC Tietê, com foco na formação integral de jovens atletas e na melhoria contínua da infraestrutura do clube. A visão é tornar o CFC Tietê uma referência ainda maior no cenário do futebol brasileiro, promovendo o crescimento sustentável e a transformação social através do esporte.

A pedido da SGEE S/A, a C&S Projetos e Mercado conduziu o projeto de Valoração da SAF do CFC Tietê, dando maior confiabilidade quanto ao valor do negócio para seus acionistas e administradores, assim como cria fundamentos sólidos para entrada de novos investidores.

De um modo geral, a valoração de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) considera diversos aspectos interconectados, refletindo a complexidade e a particularidade desse tipo de entidade esportiva. Os ativos tangíveis e intangíveis desempenham um papel crucial. Isso inclui o valor dos atletas, cujos contratos e direitos econômicos são avaliados cuidadosamente.

O valuation de SAFs enfrenta diversos desafios que precisam ser muito bem equacionados para garantir a confiabilidade do resultado. A volatilidade do desempenho esportivo é um dos principais obstáculos, pois os resultados em campo podem afetar significativamente o valor do clube. As incertezas econômicas também representam um desafio, já que mudanças nas condições econômicas podem impactar as receitas e despesas.

A C&S Projetos e Mercado agradece à SGEE S/A pela confiança depositada em nosso time técnico na condução do valuation do CFC Tietê. Ficamos felizes em participar de um projeto que gera valor tanto para jovens e atletas quanto para a comunidade, ao mesmo tempo em que avança no processo de profissionalização dos clubes de futebol. Este trabalho não só reforça a solidez e a transparência do negócio para os sócios e administradores, mas também contribui para a criação de fundamentos sólidos para a entrada de novos parceiros. Ganha a sociedade com o desenvolvimento social e educacional promovido pelo clube, ganham os investidores com a segurança e o potencial de crescimento sustentado pela profissionalização e gestão eficiente. Continuamos empenhados em aplicar nossa expertise para fomentar estratégias que promovem a sustentabilidade e a transformação social no esporte.

Competências Relacionadas

Publicações Relacionadas

  • Governança Corporativa Integrada no Grupo Unika Embalagens

    O Grupo Unika Embalagens, contratou a C&S Projetos e Mercado para realizar um projeto de implantação e sustentação da Governança Corporativa Integrada.

  • Implantação do Conselho de Administração, Participação de Conselheiro de Administração Externo, Aconselhamento Empresarial e Secretaria de Governança Corporativa

    Além do Conselho de Administração, a C&S Projetos e Mercado também implementou a Secretaria de Governança Corporativa na Real Cestas, oferecendo apoio contínuo para o Conselho e Conselheiros.

  • Implantação do Conselho de Administração, Participação de Conselheiro de Administração, Aconselhamento Empresarial e Secretaria de Governança Corporativa no Kid Beeruta.

    Kid Beeruta contratou a C&S Projetos e Mercado para a implantar e sustentar seu Conselho de Administração, incluindo a participação Conselheiro de Administração.

  • Implantação e Sustentação de Conselho de Administração e Secretaria de GC na Associação Esperança e Vida.

    A Associação de Apoio Esperança e Vida contou com o apoio pro bono da C&S Projetos e Mercado para a implantação de um Conselho de Administração.

Conecte-se com nossa prática de transformação.