Case: como a Giggster utiliza OKRs para expandir os negócios

Hoje falaremos sobre mais um case de sucesso com OKRs. A Giggster, plataforma focada em locação de espaços para eventos, produções, filmagens e etc., utiliza métricas para determinar prioridades do dia a dia e expandir os negócios.

Ao ingressar na Giggster, Leanne Beesley tinha como missão principal liderar o lançamento da empresa no Reino Unido e na Europa, expandindo o negócio para tornar-se internacional. A tarefa foi difícil. Mesmo local de filmagem tendo presença estabelecida nos EUA, foi preciso começar do zero ao lançar o serviço na Europa.

Hoje conhecida como o Airbnb para locações de filmagem, a Giggster é famosa por conter no catálogo a propriedade do Príncipe Harry e Meghan Markle – imóvel que foi supostamente retirado da lista quando o casal se envolveu em polêmicas.

Para iniciar o serviço no Reino Unido e na Europa, foi necessária uma ferramenta importantíssima para identificar as prioridades e permanecer no caminho certo, sem perder o foco: os OKRs, que passaram então a serem utilizados para iniciar a expansão da empresa.

Mesmo sem utilizar os OKRs em toda a companhia, a Giggster já conseguia resultados relevantes através deles, atingindo os objetivos de expansão no exterior. Com base nos dados e no desempenho da empresa nos EUA, foi criado um roteiro de quais resultados gostariam de atingir dali a um ano na Europa. Foram analisados quais departamentos da empresa precisavam ter uma divisão europeia à parte, para que as metas desenhadas fossem cumpridas, e foram pensados planos para cada um desses setores (marketing, produto, otimização de mecanismo de pesquisa – conhecido como SEO, e uma divisão que atua diretamente com grandes estúdios).

Um dos objetivos traçados foi o de tornar a Giggster conhecida como a plataforma número um para encontrar e reservar locais de filmagem no Reino Unido.

Com a definição de resultados-chave, é sempre bom ressaltar que esses resultados geralmente não acontecem no primeiro trimestre. Na maioria dos casos, os resultados estão fora do nosso controle. A dica aqui é não cair na armadilha de definir apenas resultados-chave baseados em resultados, e sim como estrutura de planejamento – um Norte.

OKRs são tentativa e erro. Inicialmente, talvez sua empresa não alcance os resultados principais. Em vez de ver isso como fracasso, aproveite a oportunidade para refletir. Dentro de alguns ciclos, saberá o que funciona melhor para sua empresa e para seu time.

Fonte: What Matters

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.