Benchmarking em Governança

O estado da arte em Governança Corporativa

A Governança Corporativa sempre esteve presente nas empresas, em maior ou menor grau, mas, a partir da década de 1970, tornou-se evidente que o equilíbrio de poder e tomada de decisão entre os membros do conselho, executivos e acionistas, além da necessidade da existência de mecanismos para prevenir má conduta e fraudes, eram necessários, e o termo Governança Corporativa surgiu a partir de regulamentos estabelecidos pela SEC nos EUA. A partir daí, a Governança Corporativa evoluiu fortemente, ampliando o seu escopo e estando presente hoje em todas as atividades e decisões relevantes das empresas.

 

Devido à necessidade de regulação, as empresas de capital aberto sempre foram o palco principal para o desenvolvimento da Governança e, no Brasil, essas empresas listadas e que se enquadram na categoria “A”, são obrigadas a informar (e tornar público) anualmente o estado do desenvolvimento de sua Governança Corporativa, através da norma 586 da CVM.

 

A C&S coleta e estuda essas informações, produzindo relatórios, estudos e disponibilizando uma página para consulta, de forma que empresas e agentes de governança possam realizar comparações com outras organizações com relação a seus processos, estruturas, indicadores, tecnologias e ferramentas de gestão, utilizados em seu Sistema de Governança, visando identificar as melhores práticas e oportunidades de melhoria, e a partir daí, a possibilidade de estabelecer um caminho para a evolução da governança e sua criação de valor.

 

Nossos mais recentes trabalhos de benchmarking nos links abaixo:

 

Relatório Completo: Práticas de Governança Corporativa com base na Instrução CVM 586 – 2021

 

Plataforma Interativa: Análise das companhias abertas com base na Instrução CVM 586 – 2021

  • "O Benchmarking em Governança auxilia as empresas a compreenderem como está o desenvolvimento da governança nas grandes organizações e quais são as práticas que estas estão priorizando na evolução de sua Governança."


    André Kraemer
    Associate Partner e Líder de Governança e Gestão de Riscos Corporativos na C&S

O Desafio

A evolução da Governança Corporativa responde ao direcionamento e evolução do mercado, e ocorre com mais dinâmica nas grandes empresas de capital aberto.

Saiba Mais >

Nossa Atuação

A partir das informações e estudos do informe CVM 586, além da atuação na Governança de várias empresas, a C&S auxilia as organizações ao apontar as tendências da Governança e na definição de prioridades, sempre em consonância com o momento da empresa.

Saiba Mais >

Resultado

As informações compiladas da ICVM 586 trazem uma fotografia da Governança Corporativa em um conjunto de empresas muito representativo no Brasil.

Saiba Mais >

Diangóstico em Governança

Um Diagnóstico em Governança bem feito propicia à empresa ter um direcionamento claro quanto ao que precisa ser mudado, e em que prazos, para que dê um salto em qualidade em seu sistema de governança, a partir do estágio em que estiver.

Saiba Mais >

Deseja saber mais?

Fale com um especialista e entenda melhor como esta solução pode ser útil ao seu momento. Se desejar, utilize o nosso canal online.

Fale conosco

Deseja saber mais?

Fale com um especialista e entenda melhor como esta solução pode ser útil ao seu momento. Se desejar, utilize o nosso canal online.

Fale conosco

Artigos Relacionados