S&OP: A Estratégia na Prática

Falamos sobre a estratégia, certo! Mas ela é um meio que estabelecemos para atender a uma visão de negócios, ou seja, para onde queremos ir e o que queremos ser.

A Visão é a grande dimensão do negócio e deve estar alinhada com toda a organização. É algo que a empresa deseja muito – ser líder de mercado, ter o melhor serviço, ser reconhecida como a empresa mais sustentável, mais rentável e assim por diante.

A partir da Visão definida e efetivamente difundida pela organização, a estratégia para atingi-la deverá ser construída atendendo aos requerimentos de negócio previamente definidos. Esses requerimentos de negócio deverão ser monitorados através dos indicadores construídos para medir a estratégia e consequentemente se estamos caminhando na direção da Visão estabelecida. Parece complicado? Mas não é.

Existem metodologias consolidadas para se definir esses indicadores e ligar Visão, Estratégia e Execução. O BSC é apenas uma delas. Para estabelecer essa conexão, necessita-se de processos bem estabelecidos em todos os níveis com uma clara governança para que possam ser medidos através dos indicadores. Existem outros modelos e metodologias para construção de uma gestão integrada, mas os elementos fundamentais serão certamente os mesmos.

A C&S possui uma larga experiência na aplicação de diagnósticos capazes de evidenciar os principais pontos a serem abordados em cada um dos níveis de hierárquicos da empresa. A leitura da Visão através dos vários níveis da empresa, a verificação da estratégia definida e sua forma de aplicação e ainda uma avaliação da maturidade dos processos e conhecimento interno sobre eles, nos fornecem um retrato bastante completo para análise e posterior sugestões. Com a abordagem em todos os níveis, conseguimos capturar o conjunto de ações necessárias ao realinhamento da Visão, Estratégia e Processos.

Para entender como esse modelo funciona, é necessário conhecer alguns processos fundamentais das empresas, pois são eles que conseguem ligar os diversos níveis de uma organização na consecução das estratégias. O processo fundamental, capaz de conectar todos esses níveis chama-se Planejamento de Vendas e Operações ou S&OP (abreviatura de Sales and Operation Planning).

Jose Carlos Ferreira

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.