KPI e OKR – Ambos necessários nas empresas e, juntos, maximizam valor

Empresas orientadas a resultados consideram tarefas, iniciativas e projetos como um meio de alcançar seus objetivos. O foco está no resultado que essas ações supostamente irão entregar. Os objetivos fazem parte de um plano maior – a estratégia – que direciona, alinha, prioriza e impõe o ritmo necessário para levar o negócio atual a uma posição futura.

Indicadores-Chave de Desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), definem o que é relevante de ser monitorado e mostram o desempenho do negócio atual em termos de atividades, processos, operações ou sistemas. Quantitativos ou qualitativos, KPIs devem ser delimitados por fronteiras (limite inferior ou superior), permitindo avaliar o desempenho do que foi realizado em relação a uma expectativa previamente definida.

Para fins comparativos, Objetivos e Resultados-Chave, ou OKRs (Objectives and Key Results), podem ser considerados como o motor de propulsão dos KPIs, pois definem quais indicadores-chave devem ser melhorados a fim de maximizar o valor do negócio num determinado espaço de tempo, para que a estratégia seja implementada com sucesso.

Assim, enquanto KPIs definem e medem o desempenho da operação ou do negócio atual, os OKRs definem e medem o que precisa ser melhorado. OKRs dizem respeito a buscar melhor performance, desafiar o status quo, chegar aonde nunca se pensou ser possível, transformar, pivotar.

KPIs são essenciais, pois medem o resultado das atividades, processos, operações e sistemas existentes, e devem assegurar a manutenção do negócio dentro dos parâmetros planejados, de modo que o resultado gerado possa suportar o desenvolvimento dos OKRs, os quais irão trazer ganhos incrementais e, em muitos casos, transformadores.

Nossa experiência mostra que KPIs devem ser implantados e monitorados antes de iniciar um projeto de OKRs, pois além de assegurar o desempenho do negócio atual, permitirão identificar quais indicadores-chave deverão ser enfatizados como parte dos objetivos estratégicos da empresa.

Não é raro encontrar empresas utilizando OKRs para suprir a ausência de KPIs, causando frustração com os resultados alcançados. Por este motivo, é fundamental que as empresas entendam a diferença entre KPIs e OKRs, que ambos são necessários e que, quando juntos, há maximização de valor.

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.