Promovendo a segurança psicológica no trabalho: desafios e oportunidades em tempos de crise

A crise econômica global, agravada pela pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e a crise bancária nos EUA, tem levado os profissionais a adotarem uma postura mais cautelosa e evitar riscos no ambiente de trabalho. No entanto, é exatamente durante esses tempos turbulentos que as empresas precisam promover a segurança psicológica para crescer.

Um artigo recente na Harvard Business Review destaca que os profissionais tendem a proteger suas reputações e empregos em momentos de incerteza. Eles relutam em relatar erros, fazer perguntas, oferecer novas ideias ou desafiar planos estabelecidos. No entanto, esse comportamento limita o potencial de crescimento das organizações.

Contrariamente ao que se possa pensar, tempos difíceis representam uma oportunidade de ouro para promover a segurança psicológica nas organizações. É necessário encorajar a criatividade, experimentação, aprendizado e flexibilidade dos funcionários. Os líderes dependem das contribuições dos colaboradores, incluindo suas ideias, perspectivas, talentos e insights, para enfrentar os desafios futuros.

Para estabelecer um ambiente de segurança psicológica, os líderes devem:

Esclarecer o raciocínio: Mostrar aos funcionários porque suas contribuições são necessárias. Conectar suas atividades ao propósito da empresa, explicando como suas ideias e perspectivas únicas contribuem para o sucesso do negócio.

Emitir convites direcionados: Fornecer orientações específicas sobre como se manifestar de forma eficaz. Fazer perguntas diretas para obter suas perspectivas. Isso ajuda os funcionários a se sentirem seguros e incentivados a compartilhar suas opiniões.

Acabar com punições: Evitar reações negativas diante de erros ou desafios apresentados pelos colaboradores. Transmitir abertura e gratidão para encorajar a expressão de ideias sem medo de retaliação.

Acumular recompensas: Valorizar as equipes que têm conversas honestas, identificam erros precocemente e promovem um ambiente inclusivo. Alinhar o reconhecimento e recompensas com o engajamento e as contribuições dos funcionários.

Em tempos de crise, é fundamental promover a segurança psicológica no trabalho. Os líderes desempenham um papel crucial na criação de um ambiente de confiança, incentivando a participação e valorizando as contribuições dos colaboradores. Ao adotar essas medidas, as empresas podem aproveitar o potencial total de sua força de trabalho, estimulando a inovação, a resiliência e o crescimento em meio aos desafios.

Fonte: IBGC

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.