Por que os conselhos devem implementar a denúncia como solução?

Com a política correta e um canal de denúncia, organizações passam a se beneficiar ao evitar fraudes, construir força de trabalho leal e até prevenir acidentes no ambiente profissional. No episódio de hoje, você confere 5 razões para implementar a denúncia como solução na sua empresa.

Ao adotar e implementar uma solução de denúncia interna, os conselhos desempenham um papel crucial, uma vez que é fundamental o cumprimento da legislação da empresa, além de agir em nome de acionistas para garantir o futuro da empresa, seja financeiramente, como também culturalmente e em relação à reputação.

A primeira razão para fazer esse movimento de implementar a solução de denúncia é buscar uma maior conscientização. Sem denunciantes, as organizações não conseguem identificar atividades ilegais ou antiéticas com tanta facilidade. Com essa conscientização, a empresa consegue aprender, crescer e prosperar. E assim, o conselho pode cumprir sua obrigação com os acionistas. É uma forma rápida e construtiva de lidar com violações.

Outro motivo é a adição de uma camada de proteção. Organizações devem ter uma política de denúncias. Empresas já estabelecidas no mercado estão sob o risco de receber atenção negativa da mídia ou até perder financiamento ao se envolver em escândalos. Enquanto isso, empresas menores podem ser atingidas drasticamente por uma falha ética. Aqui, a denúncia não deve ser vista como complemento, mas sim como um elemento fundamental para garantir a reputação da companhia.

A criação de uma cultura aberta é um benefício trazido pela solução de denúncias também. Incentivar os funcionários a relatar suas preocupações e apoiá-los, gera maior confiança interna e externa. Culturas abertas e honestas costumam criar melhores relações de trabalho e comprometimento, que impactam positivamente na produtividade e valor para o acionista.

Funcionários leais estão mais propensos a relatar questões internamente, em vez de divulgá-las em um ambiente externo. Isso permite que a empresa lide e resolva a questão antes que o caso se torne público, como críticas em redes sociais, por exemplo.

Já que entramos nesse assunto, vale ressaltar a importância de evitar a atenção indesejada da mídia. E isso pode ser feito através das políticas internas de denúncia, que auxiliam a organização para que fique livre de escândalos e se torne mais atraente para potenciais investidores e até futuros funcionários – reforçando também a marca empregadora positivamente.

A quinta razão é evitar que os problemas aumentem. Quando se tem um problema e ele se torna público, a questão torna-se muito maior. Denúncias internas dão a chance para a organização lidar com aquela irregularidade antes que a situação saia de controle, e assim, evita graves danos ao pessoal, empresa e acionistas. A redução de riscos permite que a empresa se concentre no que realmente é importante: o negócio.

A recomendação é que você implemente a política e ouça seus colaboradores. Há muitas outras razões para utilizar políticas de denúncia, e essas que trouxemos aqui são as cinco principais, mas há muitas outras formas de se beneficiar desta iniciativa que, sem dúvida, é um must-have que todo conselho deve implementar em sua organização. Contudo, se as situações reportadas não forem levadas a sério, todo o esforço pode não valer de nada.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.