O porquê de Anitta no conselho do Nubank

Com diversos feitos acumulados, a cantora Anitta agora assinou com o Nubank. Após dominar o mercado fonográfico brasileiro, palestrar em Harvard e tornar-se referência de comunicação nas redes sociais, ela agora vai compor o conselho de administração da fintech.

A proposta de atuação “fora da caixinha” contará com a cantora para ser símbolo de empoderamento e desafio ao status quo. Ela vai participar das reuniões trimestrais com outros seis conselheiros, sendo duas mulheres – Anita Sands, professora da universidade americana de Princeton e ex-diretora de operações de um banco suíço, e Jacqueline Reses, ex-CEO de uma empresa ligada à fintech Square e atual presidente do conselho consultivo do Fed de São Francisco.

A cantora Anitta tem 29 anos e acumula fortuna estimada em US$ 100 milhões. Conhecida não somente pelos hits, ela também representa a diversidade de público, faixa etária, renda e gênero – e foi isso que atraiu o Nubank.

Em entrevista ao Valor Econômico, Anitta afirma que irá contribuir com muito mais do que marketing e redes sociais. Ela pretende discutir estratégias de produtos, sugerir ideias e exercitar a criatividade.

Há 22 anos atuando como Conselheiro de Administração e na busca constante da implantação e condução das melhores práticas da Governança Corporativa, Sr. Maurício Siqueira – sócio da C&S, diz seguir sem questionamentos o que é passado pelo IBGC, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ao qual é filiado e certificado.

“Através do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, o Instituto nos direciona de forma ordenada, de como uma Governança de verdade deve ser administrada. Há um capítulo no seu manual, que descreve com clareza o perfil do Conselheiro, que além do conhecimento obrigatório, deve ter uma reputação ilibada. Porém, os Conselhos têm necessidade de conhecimentos e formações diversas para em colegiado, poderem deliberar sobre os mais diversos temas gerados pelos negócios. Tenho ainda acompanhado tendências, que certamente aprovo, que entre muitas, destaco o ingresso de membros cada vez mais jovens, com as mais diversas formações, e que em muito têm contribuído para o direcionamento das pautas. Isto nada mais é do que a tão falada, discutida e aprovada diversidade nos Conselhos. São novos rumos, que inegavelmente já são realidade, e com excelentes frutos.”, diz.

Ele afirma que está fora de questão o julgamento do desempenho artístico de Anitta. O que deve ser avaliado é qual qualidade profissional foi buscada pelo Nubank ao contratá-la para a posição.

“Independente de gostarmos ou não de seu estilo musical e de apresentações, seu sucesso é inegável, trazendo consigo uma quantidade enorme de pessoas de todas as idades que a aprovam, compram suas músicas, e usando da linguagem correta, é sem dúvida nenhuma uma influenciadora. Vem então a pergunta, qual qualidade profissional o Nubank buscou com a contratação desta Conselheira, senão uma pessoa com sucesso profissional, com um direcionamento de marketing criado e conduzido por ela própria, e que naturalmente trará uma infinidade de novas contas e por consequência lucro ao banco, ou mais um especialista em finanças, com mestrado e doutorado, que dará a contribuição necessária nestas matérias, mas marketing de verdade, que traz resultados concretos,  creio que Anitta pode contribuir muito mais. Quanto ao quesito moral, e com reputação ilibada, atire a primeira pedra quem se considerar totalmente puro e acima de qualquer julgamento. É verdadeiramente uma quebra de paradigma!”, conclui.

Não é à toa que a fintech tenha buscado um fenômeno do entretenimento como a Anitta, que já faz sucesso internacionalmente. Tendo iniciado operações em outros países da América Latina, o Nubank busca romper a barreira de idioma e de marca nacional para conquistar outros espaços, como fez a própria cantora – que já lançou músicas em inglês e espanhol também. O banco começou com operações no México, Colômbia e Argentina. Ainda não foram divulgados quais os próximos mercados, mas Anitta já começou a gravar em francês. O céu é o limite.

FONTE: Pipeline Valor – Globo 

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.