Como construir agilidade estratégica na sua empresa?

Você sabe como construir a agilidade estratégica da sua empresa?
Podemos começar a abordar esse assunto trazendo dois exemplos. De um lado, temos o Airbnb, que iniciou 2020 com altas expectativas, aumento de reservas, planos de expansão e até um IPO foi definido, até que a Covid-19 apareceu e mais de U$ 1 bilhão em reservas foram canceladas. Os planos de expansão precisaram ser adiados e um quarto dos trabalhadores da empresa foram demitidos. Contudo, no final do ano, a empresa recuperou as receitas e concluiu um dos IPOs de tecnologia de maior sucesso da história.

Do outro lado, temos a California Pizza Kitchen, empresa bastante conhecida por opções inovadoras. Por exemplo, foi uma das primeiras redes de pizzarias a ter massa sem glúten, pizzas caseiras para serem assadas em casa, e competições entre chefs. Durante a crise causada pela pandemia, a CPK agiu rapidamente para oferecer delivery e drive thru, além de aumentar os recursos online. Mesmo assim, apesar da reputação de inovação e visão de futuro, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial em julho de 2020.

O que será que aconteceu para que uma empresa prosperasse e a outra não?

O Airbnb foi capaz de desviar o plano estratégico e se adaptar ao ambiente de mudança. A empresa foi ágil o suficiente para evitar os piores impactos, além de absorver grande parte dos danos quando foi atingida. Outra ferramenta chave aqui foi a resiliência. Esses três fatores são recursos que, quando combinados, formam a chamada agilidade estratégica.

Logo que foram impostas as restrições de viagens durante a pandemia, o Airbnb tomou medidas para evitar o impacto nos negócios, como implementação de protocolos de limpeza rígidos nas propriedades, e acrescentou uma noite livre obrigatória entre as estadias para permitir mais tempo para a limpeza. A empresa também relaxou políticas de cancelamento de hóspedes e criou formas de compensar os anfitriões pela perda de receita.

É claro que o Airbnb não tinha como evitar totalmente os efeitos da pandemia, então levantou capital para reforçar a capacidade de absorver o impacto da redução de reservas e também dos cancelamentos que ocorreram. A plataforma passou a atuar de forma mais intensa nas viagens nacionais e estadias em áreas rurais, promovendo também estadias de quarentena, que são mais longas.

Já a California Pizza Kitchen não conseguiu mudar o negócio principal para entrega rápida o suficiente. Por isso não foi possível evitar o impacto direto na receita. Anos de má gestão também deixaram a empresa com muitas dívidas, inibindo a capacidade de levantar capital adicional para cobrir os custos, como fez o Airbnb.

A agilidade estratégica vem para melhorar o desempenho da sua empresa, para que ela não apenas sobreviva, mas sim prospere diante de situações adversas. Temos aqui alguns princípios da agilidade estratégica para que você adote e agregue à sua empresa.

A primeira dica é priorizar a velocidade diante da perfeição. As oportunidades surgem e vão embora rapidamente durante uma crise. As organizações devem estar prontas e dispostas a agir rapidamente, mesmo que isso sacrifique a qualidade e previsibilidade do processo.

Em segundo lugar, temos a priorização da flexibilidade sobre o planejamento. Durante períodos de crise, um planejamento estratégico pode facilmente se tornar uma âncora que segura a organização em um caminho que não é mais relevante.

Depois temos a diversificação e “folga eficiente” sobre a otimização. É fundamental que a empresa diversifique os preços também. Um bom exemplo aqui é o da P&G, que compensou a diferença no preço dos produtos de cuidados pessoais, que tiveram queda de vendas durante a pandemia, ao aumentar a receita das marcas de limpeza e desinfetante.

Mais um princípio a ser considerado é o de priorizar o empoderamento sobre a hierarquia. A chave é manter as informações abertas e regulares para que todos trabalhem sempre na mesma página.

Outro ponto importante é priorizar o aprendizado em vez de culpar. Se as pessoas são criticadas por fracassar, elas passam a correr menos riscos. Isso pode ser fatal diante de uma crise, onde muitas vezes precisamos ousar.

Por fim, priorizar a modularidade e mobilidade de recursos sobre o bloqueio dessas ferramentas. É preciso construir recursos que sejam modulares ou móveis, que possibilitem ser reconfigurados ou movidos conforme necessário. Isso porque, em uma crise, fica difícil planejar com eficácia a alocação dessas ferramentas.

Fonte: Harvard Business Review

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.