Como a IA pode contribuir com o S&OP

Ganhar dinheiro é muito mais do que apenas trazer mais dinheiro – e isso é uma lição que líderes empresariais precisam sempre se lembrar. É crucial aprender como parar de perder dinheiro por conta de ineficiências operacionais, e isso vale para qualquer empresa, mas em especial para as que estão envolvidas em alguma parte da cadeia de suprimentos.

Portanto, grandes fabricantes, distribuidores, varejistas e players de e-commerce precisam estar atentos a isso. Uma das melhores formas de gerar mais receita e segurar o dinheiro dentro da empresa é agilizar o planejamento de vendas e operações.

Empresas que já dominam esse processo relatam crescimento de até 31% na receita e redução de estoque de até 46%. Além disso, a satisfação do cliente cresceu 39%. Essa atualização conta com o auxílio da inteligência artificial.

A melhoria no planejamento de vendas e operações é estratégica pois influencia os principais KPIs de negócios e processos, como capital de giro, previsão de demanda mais precisa, custos de fabricação, etc. Mas antes de incluir soluções de IA, o primeiro passo é acertar os processos de planejamento, ou a tecnologia só irá ocupar o tempo da sua equipe e não trará os resultados esperados.

Então, siga as etapas do processo: planejamento de geração de demanda, fornecimento, consenso de vendas e operações, e reunião executiva de vendas e operações. Vale lembrar que todas as partes interessadas precisam participar dessas etapas, incluindo o diretor de supply chain, diretor de vendas, marketing, operações, etc. Todas as funções devem contribuir para o planejamento em diferentes fases.

Uma vez que tudo estiver organizado, é hora de introduzir a tecnologia. Soluções de previsão de demanda e planejamento de estoque funcionam muito bem na inteligência artificial, pois fortalecem a tomada de decisões e o desempenho da equipe. Assim, é possível prever riscos, obter um plano de ação para atingir os KPIs em qualquer cenário possível, identificar onde estão as ineficiências do processo, etc.

Não se esqueça que a IA precisa de dados para funcionar, então considere quais informações estão disponíveis – a quantidade e o tipo de dados necessários diferem de um negócio para outro. É possível alimentar o sistema com dados em planilha, banco de dados, ERP ou sistema de contabilidade. Quanto mais dados forem fornecidos, melhor será a previsão.

Líderes de negócios de distribuição, varejo e e-commerce devem capacitar suas equipes de planejamento com soluções de IA, além de entender o papel dos dados nesse processo para que se tenha uma forte estratégia de dados com base na situação e necessidades específicas de cada empresa.

Fonte: Forbes

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.