KPIs vão além da avaliação de desempenho

Executivos de modo geral já estão bem familiarizados com o uso de KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho. A ferramenta é utilizada como relatório, trazendo feedback sobre a performance em períodos anteriores. Esses números, quando utilizados da forma correta, são capazes de fornecer muito mais que uma visão de desempenho: podem se tornar uma ferramenta poderosa para prever mudanças futuras nos negócios. O segredo está no mapeamento e nos intervalos de medição.

Qualquer empresa busca sobreviver e crescer. Tudo o que acontece dentro e fora de uma empresa vai determinar se ela mostra um retorno sobre o investimento. Por exemplo, se os funcionários estão satisfeitos, prevê-se que teremos um relacionamento eficaz com fornecedores, consequentemente trazendo ótimos resultados para os clientes. Funcionários felizes fazem os clientes felizes.

Um primeiro rastreamento de relacionamentos já é capaz de passar uma previsão consistente dos KPIs. São analisadas as partes interessadas da empresa, como funcionários, fornecedores e clientes. Depois, é observado o relacionamento de cada um desses grupos com a empresa.

Os KPIs são então desenvolvidos para melhorar o relacionamento com os colaboradores, clientes, qualidade do produto, atendimento etc. É importante ressaltar que um KPI afeta o outro. Por isso, há também a necessidade de mapear a relação entre os próprios KPIs.

Intervalos de medição são outro ponto fundamental. Para prever o desempenho, é preciso garantir que os KPIs sejam medidos e analisados em intervalos ideais. Por exemplo, se for avaliada a satisfação dos funcionários em uma pesquisa anual, essas informações não seriam úteis como indicador dos resultados mensais ou semanais da rotatividade de colaboradores. Os dados são coletados tarde demais para atuar como indicadores. Nesse caso, o ideal seriam resultados mensais, com espaçamento menor entre eles.

Os KPIs são muitas vezes vistos como “geradores de números”. De fato, eles são. Mas há uma dinâmica dentro desses conjuntos de KPIs, e isso deve ser apreciado. A ferramenta identifica as partes interessadas dos seus negócios, rastreia como um grupo afeta o outro, vai mais fundo ao identificar causa e efeito entre KPIs com intervalos de medição, e traz a você a oportunidade de ouro de controlar o desempenho da sua organização daqui pra frente.

Fonte: Harvard Business Review

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.