30 Verdades sobre negócios familiares: insights essenciais (parte 2)

No episódio anterior do Cenário Relevante, falamos que cada empresa familiar tem sua própria cultura, forças e desafios. E há princípios fundamentais aplicáveis a empresas familiares multigeracionais, embora cada família precise desenvolver políticas e processos adequados à sua realidade.

Já trouxemos aqui 15 verdades sobre negócios familiares. Nossa lista tem 30 verdades, e nesse episódio você confere a parte 2!

1 – Disparidade de Renda é Realidade: As famílias precisam entender a diferença entre “justo” e “igual” e discutir abertamente sobre isso.

2 – Profissionalizar o Negócio Familiar Não Significa Separar a Família do Negócio: Mesmo com executivos não familiares, os membros da família devem estar envolvidos ativamente.

3 – A Melhor Maneira de Saber o que a Família Pensa é Perguntar: Inclua membros da próxima geração nas decisões e desenvolvimento de programas.

4 – A Necessidade de Planejamento Sucessório Deveria Ser Óbvia: O planejamento sucessório é muitas vezes negligenciado, embora seja vital para a continuidade dos negócios.

5 – As Necessidades de Liderança do Futuro Serão Diferentes de Hoje: O líder do futuro deve ter habilidades e estilo de liderança adequados à nova paisagem do negócio.

6 – Acordo sobre Tolerância ao Risco é Essencial: A família precisa determinar coletivamente seu apetite por riscos e sentimentos sobre parcerias.

7 – Governança Forte é Pré-requisito para Contratar um CEO Não Familiar: Famílias com boa governança são mais atraentes para executivos de alto nível.

8 – Continuidade a Longo Prazo Pode Exigir Investimentos e Novos Negócios: A inovação e adaptação são vitais para a sustentabilidade de empresas familiares.

9 – Um Conselho Independente e Adequado é Inestimável: Membros independentes trazem perspectivas objetivas e experiências valiosas para os negócios.

10 – “Poda da Árvore Genealógica” Pode Ser Estratégico: Acionistas que desejam sair do negócio devem ter a liberdade de fazê-lo.

11 – Dinâmicas Familiares Também Influenciam na Filantropia: Decidir quais causas apoiar pode ser tão desafiador quanto gerir os negócios.

12 – Reuniões Familiares Deveriam Incluir Momentos de Diversão: Atividades recreativas ajudam a fortalecer laços familiares.

13 – Alguns Problemas Poderiam Ser Resolvidos pela Próxima Geração: Muitas vezes, a geração mais jovem traz soluções para dinâmicas disfuncionais.

14 – Compartilhar Suas Histórias Pode Ser Revelador: Interagir com outros proprietários de empresas familiares em ambientes confidenciais pode oferecer insights valiosos.

15 – É Possível Ter um Negócio Familiar Sem Membros da Família Trabalhando Nele: Se a próxima geração não está interessada em atuar na empresa, ainda é possível manter o negócio como uma entidade familiar, mas gerida profissionalmente.

Fonte: Family Business Magazine

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.