As 4 perguntas fundamentais para CEOs para zerar emissões líquidas

Você já ouviu falar em emissões líquidas? Para que sejam zeradas, é preciso reduzir ao máximo possível todas as emissões causadas pela atividade humana, como as de veículos e fábricas movidas a combustíveis fósseis.

CEOs têm responsabilidade imensa na mudança para zerar emissões líquidas. Isso deve ser feito com urgência, e para que aconteça, 4 perguntas chaves são fundamentais.

1. Como é meu mercado em um mundo líquido zero?

2. Qual é o meu modelo de negócios para ter sucesso nesse mercado?

3. Que mudanças devo fazer agora para me preparar para o sucesso?

4. De que condições de apoio também vou precisar e como vou vencê-las?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, os líderes de organizações com impacto significativo nas emissões devem garantir um progresso rápido na mudança. O principal objetivo é eliminar as emissões e compensar as emissões residuais. A meta global é atingir 50% de redução até 2030, e zerar a emissão dos gases até 2050 ou antes. Se essas metas não forem atingidas, perderemos a chance de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 ºC, o que coloca a humanidade em risco.

As mudanças já estão bem encaminhadas, mas implicam transformação completa em quase todos os setores. Observamos grande aumento da energia limpa, novas opções de mobilidade elétrica e edifícios elétricos mais eficientes. Também há expectativa de combustíveis de emissão zero para transformar os processos nos setores industriais e agrícolas. É preciso investir ainda mais em reflorestamento e tecnologias de captura direta de ar.

Toda essa transformação na economia global pode causar um giro massivo no estoque de capital, com ativos de alto carbono sendo aposentados precocemente e sendo substituídos ou adaptados com soluções de baixo carbono. É papel dos CEOs prever riscos físicos e transitórios sem precedentes. E esses riscos já vem afetando fortemente aqueles CEOs despreparados, enquanto os que antecipam a situação conseguem evitar perda de ativos.

Os conselhos devem garantir entendimento fundamental da ciência climática, riscos e implicações para os negócios. As empresas devem implantar iniciativas que economizam dinheiro ou custam pouco, como reduzir desperdício e melhorar a eficiência energética. Outra ideia é o envolvimento das organizações com partes interessadas, por exemplo investidores, formuladores de políticas e clientes que se preocupam com o clima.

Fonte: World Economic Forum

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.