A humanização da tomada de decisão automatizada

A-humanização-da-tomada-de-decisão-automatizada

A humanização da tomada de decisão automatizada foi tema de debate em um webinar especial sobre o papel da inteligência artificial (IA) e da análise de dados nas decisões de sala de reunião, Áine Hickey, diretora de conformidade, controle e risco do BNY Mellon em Dublin, destacou a necessidade perene de supervisão e intervenção humanas nas decisões corporativas. E de fato, é fundamental que exista equilíbrio entre a automação e o julgamento humano nas decisões de alto nível.

Apesar dos avanços na IA e análise de dados, a tomada de decisão nas salas de reunião nunca será totalmente automatizada. A necessidade de subjetividade e intervenção humana permanece indispensável, refletindo a complexidade e a natureza multifacetada das decisões empresariais.

Um relatório produzido pelo Board Agenda e Diligent revela que 60% dos entrevistados acreditam que os conselhos e líderes empresariais carecem de compreensão sobre como a IA e os dados podem melhorar a tomada de decisão. Este dado sublinha a importância de uma compreensão mais profunda da tecnologia e de suas implicações na estratégia corporativa.

O relatório também indica que 61% dos executivos concordam ou estão indecisos sobre se os conselhos podem ser sobrecarregados pelo volume de dados. Nos últimos cinco anos, 90% dos entrevistados observaram um aumento no volume de dados, e 89% afirmam que os dados são mais críticos para a tomada de decisão.

Apesar da onipresença da IA nos negócios e do crescente investimento na tecnologia, ainda há um longo caminho a percorrer antes que os conselhos possam depositar sua confiança total nela. Isso inclui testar a IA contra formas mais antigas de processamento de dados e tomada de decisão.

Sempre haverá a necessidade de julgamento humano e a capacidade de interrogar e desafiar a saída gerada pela IA. Isso reflete a necessidade de uma abordagem equilibrada que valorize tanto a eficiência da automação quanto a profundidade da análise humana.

A IA vem sendo usada para processar o volume de dados para os conselhos, mas as organizações também estão trabalhando para melhorar as habilidades dos conselhos no uso de dados e análise.

É imprescindível a definição de responsabilidades claras pela IA e análise de dados, com a liderança vindo do topo, idealmente de um dos diretores executivos.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.