30 Verdades sobre negócios familiares: insights essenciais (parte 1)

Cada empresa familiar tem sua própria cultura, forças e desafios. Embora cada família precise desenvolver políticas e processos adequados à sua realidade, há princípios fundamentais aplicáveis a empresas familiares multigeracionais.

1 – Cultura de Confiança Facilita Situações Complexas: A confiança é vital. Famílias naturalmente confiantes têm mais facilidade, mas outras precisam trabalhar para construí-la.

2 – Governança Familiar Requer Esforço: Discussões difíceis são inevitáveis, e facilitadores profissionais podem ajudar. Mas é a família que deve trabalhar junta pela resolução.

3 – “Melhores Práticas” Podem Não Ser Ideais para Sua Família: O que funciona para uma família pode não funcionar para outra. Adapte ou crie soluções personalizadas.

4 – O Processo é tão Importante Quanto o Resultado: O ato de se reunir e discutir já é um avanço. Trabalhar em conjunto constrói confiança.

5 – Comece Enfocando o que a Família Tem em Comum: Muitas famílias iniciam sua jornada de governança criando uma lista de valores compartilhados.

6 – Investir em Governança é Recompensador a Longo Prazo: A governança tem custos, mas é um investimento essencial no negócio.

7 – Desafios Previsíveis Devem Ser Antecipados: Desacordos em negócios familiares geralmente são provocados por crescimento ou mudança. É essencial ser proativo.

8 – Um Consultor Pode Ajudar: Ao contratar um consultor, verifique suas referências e certifique-se de sua compreensão sobre negócios familiares.

9 – A Terceira Geração é Pivotal: Nesta fase, as árvores genealógicas se expandem, e um esforço consciente pode ser necessário para manter a unidade.

10 – Regras Não Escritas Aumentam a Pressão: A necessidade de governança geralmente surge quando a próxima geração começa a demonstrar interesse nos negócios.

11 – Documentos de Governança Deveriam Ser Ativos: Estes documentos devem ser frequentemente referenciados, revisados e atualizados conforme as circunstâncias da família mudam.

12 – Comunicação e Transparência São Cruciais: Uma boa “relação com investidores” constrói confiança entre os acionistas familiares e os líderes do negócio.

13 – A Educação Sobre o Legado Empresarial Familiar é Necessária: Programas educacionais podem ser desenvolvidos para envolver todos os membros da família.

14 – Há Muitas Maneiras de Contribuir e Liderar: As oportunidades de liderança nos negócios familiares não se limitam à alta gestão.

15 – O Modelo “Ditador Benevolente” Não Funciona em Famílias Grandes: Com a expansão da propriedade dos negócios em várias famílias, uma abordagem mais inclusiva à tomada de decisões é necessária.

A lista completa conta com 30 verdades. No próximo episódio você confere a parte 2!

Fonte: Family Business Magazine

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.