xP&A aplicada no planejamento da força de trabalho

xP&A aplicada no planejamento da força de trabalho

xP&A-em-foco--um-fator-crítico-de-sucesso-para-o-planejamento-da-sua-força-de-trabalho

14 de maio de 2024

Compartilhe:

A velocidade com que o mundo dos negócios muda hoje exige mais do que adaptações ocasionais; requer uma reavaliação contínua e estratégica do planejamento da força de trabalho. Diante de uma era de incertezas e mudanças rápidas, as organizações estão despertando para a importância de uma gestão de recursos humanos que seja tanto reativa quanto proativa. Neste contexto, o Planejamento e Análise Estendidos (xP&A) surge como uma solução robusta, enfrentando desafios com uma abordagem integrada e em tempo real que promove a sinergia entre os planos estratégicos, financeiros e operacionais das empresas.

xP&A não se limita a antecipar futuros possíveis ou a realizar um inventário de posições; ele redefine a forma como as organizações planejam e respondem às dinâmicas de mercado. Ao invés de criar planos como eventos únicos ou gerar relatórios que simplesmente analisam o passado, o xP&A enfoca o “será”, integrando contextos de longo prazo nas decisões de curto prazo e focando nos detalhes granulares das funções de forma proativa.

O planejamento da força de trabalho é fundamental para garantir que as pessoas certas, com as competências adequadas, estejam nos lugares certos e no momento certo. Essa prática alavanca o capital humano para atender às demandas atuais, além de antecipar as futuras, permitindo que a organização atinja seus objetivos estratégicos e operacionais. Esse tipo de planejamento destaca o “fator pessoas” na obtenção de resultados, proporcionando aos gestores uma estrutura decisória baseada na missão, nos planos estratégicos, nos recursos orçamentários e nas competências desejadas.

Os líderes de RH enfrentam desafios significativos para integrar o planejamento de talentos às estratégias e operações diárias da empresa. Questões como o tempo necessário para treinar novos contratados, a previsão de substituições, fatores de rotatividade, necessidades de desenvolvimento, e orçamento para desenvolvimento de competências são essenciais para uma gestão eficaz da força de trabalho.

xP&A permite que os líderes de RH criem uma visão clara das competências necessárias dentro e entre as unidades de negócios, informando a criação de planos de força de trabalho e facilitando a transferência dinâmica de habilidades no mercado interno. Isso prioriza as solicitações com base na urgência e na criticidade para atender às prioridades estratégicas e, com uma visibilidade aprimorada, os líderes podem planejar melhor, considerando como as necessidades de pessoal afetam a estrutura organizacional, o número e tipos de habilidades necessárias, e a localização e volume de trabalho.

Ao adotar o xP&A, os líderes de RH melhoram o planejamento da força de trabalho, e também integram missão, estratégia, orçamento e tecnologia, se preparando para contingências e alinhando diretrizes organizacionais. Isso resulta em uma organização mais preparada para responder a novas demandas de mercado e mais capacitada para realizar ajustes eficientes e estratégicos em sua força de trabalho.

É uma estratégia indispensável para líderes que buscam assegurar o crescimento e relevância futura para os seus negócios.

FONTE: FP&A Trends

Fernando Bertozzo

Diretor de Operações

Competências Relacionadas

Estratégia

Publicações Relacionadas

  • Estratégia dos Conselhos de Administração: fatores de influência

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Inteligência Artificial nos Conselhos de Administração

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Reshoring: principais etapas para a repatriação da produção

    O cenário empresarial está cada vez mais voltado para a sustentabilidade, e a liderança desempenha um papel crucial em promover e implementar efetivamente as práticas de ESG.

  • Governança Corporativa Integrada no Grupo Unika Embalagens

    O Grupo Unika Embalagens, contratou a C&S Projetos e Mercado para realizar um projeto de implantação e sustentação da Governança Corporativa Integrada.

Conecte-se com nossa prática de transformação.