Otimização de inventário na cadeia de suprimentos
Otimização de inventário na cadeia de suprimentos
25 de novembro de 2024
A otimização de inventário em vários escalões (MEIO- Multi-echelon Inventory Optimization) oferece uma abordagem avançada para o gerenciamento de estoques, focando em toda a cadeia de suprimentos em vez de se limitar aos silos tradicionais.
Em empresas multinacionais de bens de consumo, especialmente, a otimização de inventários, evita que ocorra a limitação de potencial de melhoria de custo devido a estruturação isolada dos inventários.
A implementação da MEIO pode transformar a forma como os estoques são posicionados, proporcionando uma visão holística que aumenta a visibilidade, melhora o atendimento ao cliente e reduz o capital de giro alocado.
Essa otimização de inventário em vários escalões adota uma visão integrada da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas façam escolhas de posicionamento de estoques que abrangem desde o ponto de entrada até o cliente final. Isso ajuda a evitar redundâncias de estoque, pois permite centralizar estoques de segurança, reduzindo a necessidade de buffers em cada ponto isolado da cadeia.
Com o MEIO, as organizações podem, por exemplo, consolidar estoques de segurança a montante para cobrir múltiplos produtos e locais, aproveitando o efeito de pooling de demanda para mitigar incertezas de variação de demanda e prazo de entrega.
Para implementar o MEIO com sucesso, é preciso adotar uma abordagem gradual, garantindo que as mudanças sejam bem assimiladas por todos os envolvidos. A experiência demonstra que os planejadores de estoque devem estar preparados para modelar a complexidade da cadeia de suprimentos, o que pode exigir mudanças nos incentivos e indicadores de desempenho.
Uma implementação bem-sucedida também passa pela aplicação de simulações para testar diferentes cenários e identificar os melhores pontos de posicionamento de estoques de segurança, ajustando-os conforme necessário para diferentes níveis de serviço. Essas simulações permitem visualizar as interações e os impactos das decisões de inventário ao longo da cadeia, ajudando a tomar decisões mais precisas e fundamentadas.
A transição para a otimização de inventário em vários escalões requer uma mudança na mentalidade corporativa, passando de uma visão segmentada para uma abordagem integrada. O MEIO representa uma evolução estratégica para empresas que buscam maximizar o valor de seus estoques e otimizar suas operações de ponta a ponta, especialmente em tempos de pressão para reduzir o capital de giro.