O papel dos Comitês de Estratégia

O papel dos Comitês de Estratégia

6 de junho de 2024

Compartilhe:

Os Comitês de Estratégia desempenham um papel fundamental nas corporações ao assessorar o conselho de administração, conforme estipulado pelo Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.

Embora não tenham poder deliberativo, esses comitês são muito importantes na orientação estratégica das empresas. Eles colaboram na definição das diretrizes do planejamento estratégico, garantindo que as metas e objetivos estejam alinhados com a visão de longo prazo da empresa.

Além disso, realizam uma avaliação contínua do plano estratégico para assegurar sua relevância e eficácia diante das mudanças no ambiente de negócios. Essa análise ajuda a promover um ambiente estratégico dentro da organização, valorizando a inovação e a adaptabilidade.

Os comitês de estratégia também são responsáveis por monitorar obstáculos culturais e conflitos que possam impedir a implementação eficaz das estratégias, além de facilitar a interlocução com consultores externos para enriquecer o processo com novas perspectivas.

O papel desses comitês se estende ao monitoramento de indicadores estratégicos e fatores críticos de sucesso, essenciais para medir o progresso e ajustar as táticas conforme necessário. Dessa forma, o Comitê de estratégia ajuda a transformar visões estratégicas em ações concretas e resultados mensuráveis, contribuindo significativamente para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo da organização.

Fonte: C&S Projetos e Mercado

Luciano Menegasso

Diretor de Estratégia

Competências Relacionadas

Estratégia

Publicações Relacionadas

  • Como alinhar a equipe com os objetivos financeiros e operacionais

    A solução para integrar todas as áreas e criar um plano único é adotar o Planejamento Integrado de Negócios (S&OP/IBP).

  • Viés de Confirmação: como as crenças distorcem a realidade

    O viés de confirmação é uma tendência automática de buscar, interpretar e lembrar informações que confirmem nossas crenças pré-existentes.

  • Como empresas tradicionais sobrevivem à era da disrupção digital

    A ideia de que empresas consolidadas estão fadadas ao fracasso diante da inovação tecnológica é simplista.

  • O que é S&OP/IBP e como ele funciona na prática?

    Por que minha empresa precisa de S&OP/IBP? Porque a complexidade e a velocidade do mercado atual não permitem mais decisões isoladas.

Conecte-se com nossa prática de transformação.