O papel dos Comitês de Estratégia

O papel dos Comitês de Estratégia

6 de junho de 2024

Compartilhe:

Os Comitês de Estratégia desempenham um papel fundamental nas corporações ao assessorar o conselho de administração, conforme estipulado pelo Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.

Embora não tenham poder deliberativo, esses comitês são muito importantes na orientação estratégica das empresas. Eles colaboram na definição das diretrizes do planejamento estratégico, garantindo que as metas e objetivos estejam alinhados com a visão de longo prazo da empresa.

Além disso, realizam uma avaliação contínua do plano estratégico para assegurar sua relevância e eficácia diante das mudanças no ambiente de negócios. Essa análise ajuda a promover um ambiente estratégico dentro da organização, valorizando a inovação e a adaptabilidade.

Os comitês de estratégia também são responsáveis por monitorar obstáculos culturais e conflitos que possam impedir a implementação eficaz das estratégias, além de facilitar a interlocução com consultores externos para enriquecer o processo com novas perspectivas.

O papel desses comitês se estende ao monitoramento de indicadores estratégicos e fatores críticos de sucesso, essenciais para medir o progresso e ajustar as táticas conforme necessário. Dessa forma, o Comitê de estratégia ajuda a transformar visões estratégicas em ações concretas e resultados mensuráveis, contribuindo significativamente para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo da organização.

Fonte: C&S Projetos e Mercado

Luciano Menegasso

Diretor de Estratégia

Competências Relacionadas

Estratégia

Publicações Relacionadas

  • Quais indicadores posso usar para garantir que minha empresa está indo na direção certa?

    Indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para  medir o desempenho de uma empresa e garantir que ela está no caminho certo rumo aos seus objetivos estratégicos.

  • Erros na Gestão de Riscos pelos Conselhos Administrativos

    Erros na gestão de riscos podem comprometer seriamente a tomada de decisões estratégicas e a sustentabilidade das organizações.

  • 10 estratégias para empresas se prepararem para a disrupção

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

  • O papel do Conselho na execução do planejamento estratégico

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

Conecte-se com nossa prática de transformação.