Planejamento conectado na era pós-S&OP

Para aqueles que ainda questionam se o Sales & Operations Planning está obsoleto, o vice-presidente de marketing de soluções da Anaplan afirma que não. Para Evan Quasney, é necessário que as organizações adotem abordagem mais profunda do planejamento conectado, para que exista uma vantagem competitiva.

O S&OP continua sendo uma ferramenta valiosa, mesmo após décadas de aplicação. Contudo, Quasney acredita que vivemos agora a era “Pós-S&OP”, porque as cadeias de suprimento estão cada vez mais pressionadas para responder com rapidez às mudanças do mercado – enquanto as janelas de planejamento diminuem.

Fora isso, as implicações financeiras das decisões tomadas precisam ser consideradas. Empresas devem saber como suas ações vão afetar o desempenho da cadeia de suprimentos nos próximos períodos, sejam eles semanas, meses ou trimestre.

As companhias preferem adotar hoje uma abordagem dirigida pelos cenários. Utilizando dados a favor delas, podem executar simulações para determinar qual seria a decisão ideal em resposta às possíveis condições do mercado, como mudanças repentinas na demanda, escassez de produtos no curto prazo, etc.

Esse recurso é excelente, e pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas, especialmente em um momento em que as margens são escassas e tomar decisões de forma rápida é crucial. As empresas estão cada vez mais conscientes da ligação entre decisões da cadeia de suprimentos e as finanças. A conexão com vendas, compras e força de trabalho, no caso. Por isso, planejar a cadeia é a força vital de uma organização.

Atingir tamanha eficácia na gestão da cadeia de suprimentos é um desafio. E para isso, as organizações devem quebrar barreiras internas entre silos funcionais, assim como aquelas existentes com parceiros externos.

Planejar de forma conectada se torna fundamental. Dados transacionais e envio de arquivos não bastam mais – é preciso compartilhar opções com canais prioritários para ter mais confiança nas decisões sobre onde movimentar mercadorias para que se tenha um cenário mais produtivo.

Fonte: Supply Chain Brain

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.