A importância da convergência entre funções de compras e cadeia de suprimentos

Situações inesperadas que afetam a cadeia de suprimentos trazem sempre como consequência a pressão para que as cadeias funcionem perfeitamente, ao mesmo tempo que há inúmeros obstáculos. É o caso da pandemia da covid-19, ou barreiras comerciais globais, e a inflação, por exemplo.

Por isso é essencial orquestrar os processos e atividades entre funções na cadeia de suprimentos. A integração de vários setores no processo unificado faz uma operação perfeita, tornando a rede de fornecimento mais resiliente e convergente.

O Gartner Group articulou o conceito ao descobrir que lacunas funcionais impediam que as organizações da cadeia de suprimentos gerassem mais valor. Inicialmente, a ideia foi aplicada pelas empresas às funções de transporte e armazenamento. Posteriormente, integraram o planejamento e a execução da cadeia de suprimentos em processo unificado.

A convergência de compras e cadeia de suprimentos é a próxima evolução da convergência da cadeia. A mudança vai permitir que empresas desenvolvam resiliência, mitiguem riscos da cadeia de suprimentos e impulsionem a inovação.

Para Fernando Bertozzo, especialista da C&S em Transações Corporativas, a mentalidade das empresas evolui junto com a implementação da convergência da cadeia de suprimentos.

“Com a convergência da cadeia, a forma como as organizações pensam sobre as empresas muda também, tornando as entidades discretas agora elementos em um ecossistema multifacetado.”, diz.

O objetivo da cadeia de suprimentos tem sido tradicionalmente a eficiência operacional: entrega de valor, certificando que os pedidos cheguem dos fornecedores no prazo e verificando a entrega completa. Porém, ao cumprir essa missão, departamentos cada vez mais especializados se desenvolvem em silos. Mesmo tendo o poder de aumentar a eficiência local, os silos criam lacunas nas informações e nos processos, inibindo a sincronização eficaz das cadeias de abastecimento. Assim, as cadeias que continuam a operar entre silos ficam sem resiliência ou agilidade para responder às interrupções.

Ao implementar a convergência da cadeia de suprimentos, a empresa pode obter uma colaboração multifuncional mais integrada e eficaz. Essa é a chave para construir a resiliência necessária para superar as interrupções. Quanto mais as empresas estabelecerem o método da convergência, alinhando processos e tecnologia, aquelas que não o adotam perdem a vantagem competitiva e enfrentam impactos maiores diante das adversidades.

Como principais benefícios da convergência, podemos citar: maior resiliência; gerenciamento de risco aprimorado; e inovação acelerada.

Agora, para empresas com níveis de maturidade da cadeia mais baixos, como saber onde a convergência faz mais sentido? Podemos destacar como áreas de alto impacto – aquelas onde as organizações devem se concentrar, a colaboração com fornecedores, gerenciamento de custos e desenvolvimento de novos produtos.

Para que se construa a convergência, o primeiro passo é a implementação de plataformas de software. Assim, departamentos diferentes utilizam sempre o mesmo software, com aplicativos que conversem entre si e se conectam perfeitamente.

Outra medida a ser tomada é a de alinhamento dos processos e métricas de ponta a ponta, permitindo a colaboração multifuncional entre departamentos e a colaboração multiempresarial com fornecedores e parceiros externos.

A cadeia precisa convergir com a aquisição e quebrar silos entre unidades de negócios, funções e processos, para que as empresas consigam atuar de acordo com as altas expectativas. Assim, é possível resolver desafios cada vez mais complexos e dar seguimento à geração de valor para empresas e clientes.

Fonte: Harvard Business Review

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.