A ascensão do S&OE: a chave para a execução do planejamento

É bastante comum encontrarmos empresas que perderam seus objetivos por conta de interrupções na cadeia de suprimentos e oscilações de demanda. Com a pandemia, a inflação e a guerra na Ucrânia, processos de negócios existentes passaram a enfrentar instabilidades exponenciais – e isso se torna cada vez mais complexo a cada ano.

Situações assim acontecem quando não há uma integração real entre planejamento corporativo de médio e longo prazo e as atividades de execução tática. Para empresas que lutam para atingir seus objetivos há mais de dois anos, em especial por conta dos desafios trazidos no início dessa conversa, uma prática formal para alinhar as abordagens e lidar com esses ventos contrários seria uma grande ajuda.

Essa “prática formal” é o Sales & Operations Execution, o S&OE, que nos últimos anos tem sido cada vez mais abordado na comunidade de planejamento. Ele trata com sucesso dos pontos problemáticos que a maior parte das empresas enfrenta.

Há uma simples diferença entre S&OP e S&OE: enquanto o primeiro é o estágio do planejamento, que dura de 3 a 18 meses, o segundo é um estágio transacional, que dura entre uma semana e alguns meses.

É no S&OE que os pedidos de vendas são inseridos, ordem de produtos são liberadas, pedidos de compra são criadas e emitem-se pedidos de transferência intercompanhia. O objetivo dos processos, aqui, é auxiliar na realização dos objetivos organizacionais e compromissos financeiros. E isso é feito a partir da identificação de variações conforme elas surgem em vez de esperar por reuniões mensais de planejamento.

Os processos e medições de desempenho do S&OE visam cumprir o plano de S&OP, identificando lacunas de curto prazo e decidindo sobre métodos para abordá-las. Essas lacunas podem ser interrupções no plano por conta de atrasos de fornecedores, picos e quedas de demanda, escassez de produtividade, e barreiras logísticas, por exemplo.

Embora muitas empresas tenham reuniões táticas semanais ou até diárias, geralmente não são multifuncionais e não possuem planejamento estratégico – o que gera falha no gerenciamento de interrupções não planejadas.

Um processo de S&OE maduro permite que a empresa perceba os aumentos de preço do fornecedor e atrasos na entrega no momento em que o pedido de compra é inserido no sistema ERP. Os relatórios analísitocs informam as equipes multifuncionais sobre os riscos para o S&OP para que medidas sejam tomadas imediatamente. É nesse momento que o S&OE e o S&OP se integram de fato.

Ao considerar essa prática para sua empresa, concentre-se primeiro em saber se seu negócio possui um processo que reúne diferentes funções para ajudar sua organização a alavancar vantagens competitivas no setor. Esse é o primeiro passo.

Fonte: Demand Planning

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.