O segredo por trás das transformações corporativas de sucesso

O que coloca as empresas no caminho do sucesso? No artigo de hoje, falamos sobre a união entre três organizações que, juntas, determinaram o que torna uma transformação bem-sucedida.

A equipe formada pela Copperfield Advisory, Insider e Revolution Insights Group utilizou uma meta-análise para avaliar dados relacionados a desempenho financeiro e reputação corporativa.

O resultado apontou que a transformação nas organizações ainda é mais difícil do que se pensava. Apenas 22% das empresas analisadas tiveram sucesso na transformação. Foi observada uma taxa de 78% de falha.

Um fator determinante entre o sucesso e o fracasso pode ser o modo como as empresas envolvem os funcionários. Na pesquisa, ficou claro que as organizações que obtiveram sucesso na transformação, compartilhavam um foco comum em iniciativas que priorizavam funcionários, com programas de apoio às carreiras de mulheres em cargos de liderança, remuneração competitiva e acesso a planos de saúde.

O primeiro passo do estudo foi definir o que é uma transformação. Foram consultados 60 executivos de empresas globais, e o termo então foi definido como uma mudança fundamental na forma como uma organização conduz os negócios, resultando em impacto econômico ou social.

Depois disso, o estudo buscou empresas que se enquadrassem nessa descrição, através de indicadores quantitativos que sinalizariam que uma empresa havia passado ou estava em processo de transformação. Foram utilizados indicadores como aumento nos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento, gastos com reestruturação, mudança na margem operacional, fusões e aquisições, mudanças de nome e anúncios públicos sobre transformação. Foram então selecionadas 128 empresas globais, que passaram por transformação entre 2016 e 2020.

A pesquisa descobriu que apenas 28 das 128 empresas examinadas se transformaram com sucesso. Isso nos pontos de vista financeiro e de reputação. Dentre as empresas estudadas, foram identificados 66 atributos corporativos que medem inovação, eficiência energética, satisfação do cliente e profundidade de mercado, e como cada companhia lidou com clientes, funcionários, acionistas e o próprio ambiente de impacto.

Ao olhar de perto para as 28 empresas que tiveram sucesso na transformação, foi possível encontrar seis atributos em comum: a maioria relacionada à remuneração dos funcionários e à diversidade.

Outra prática muito benéfica nesse sentido é oferecer opções de compra de ações para funcionários, mulheres em cargos de liderança, e mulheres ocupando a maior parte das vagas.

O portal Harvard Business Review conversou com executivos de três desses casos de sucesso para entender o segredo em alcançar resultados financeiros e de reputação. Foram ouvidos: Microsoft, PayPal e Hershey’s.

A conclusão foi que pessoas são catalisadoras em uma transformação bem-sucedida. As empresas têm maior chance de sucesso ao se concentrarem nos funcionários durante essas mudanças. O tipo de envolvimento dos colaboradores fez diferença, uma vez que as companhias priorizam diversidade e inclusão, além dos benefícios tradicionais, assistência médica, e tiveram reputação mais forte e maior retorno financeiro.

Fonte: Harvard Business Review

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.