O papel vital do Governance Officer

O Governance Officer é responsável por liderar a governança corporativa dentro das organizações. Esta posição, ainda emergente no Brasil, representa uma evolução do tradicional papel de secretário de governança, transpondo as fronteiras da operacionalidade para se posicionar como um elemento chave na formulação e implementação de estratégias de governança. A atuação do GO se baseia em três pilares fundamentais, conhecidos como os “3 Gs”: gente, gestão e governança.

1. Gente: O Governance Officer lidera a formação de profissionais em governança corporativa, uma disciplina em crescente valorização e complexidade. Como líder, ele influencia não apenas sua equipe direta, mas também diversas interfaces organizacionais.

2. Gestão: O profissional gerencia informações estratégicas e confidenciais, atuando no coração do sistema de governança da empresa. Esta gestão abarca a supervisão de processos críticos e a manutenção do fluxo de informações.

3. Governança: A expertise técnica do Governance Officer em legislações e regulamentos de governança corporativa é vital. Este conhecimento permite ao profissional atuar como um conselheiro chave, influenciando as decisões e a cultura de governança dentro da organização.

Para exercer eficientemente seu papel, o Governance Officer precisa desenvolver um conjunto diversificado de habilidades, como antecipação e solução de problemas complexos; comunicação e relacionamento interpessoal; gestão de pressão e diversidade de demandas; experiência e conhecimento técnico; além de desafios e perspectivas futuras.

O Governance Officer emerge como um líder estratégico nas empresas, não apenas conduzindo a governança corporativa, mas também moldando a cultura e o futuro da organização. Para os profissionais que almejam essa carreira, é fundamental investir em uma base sólida de conhecimentos em governança, negócios e habilidades interpessoais, visando não só atender às demandas atuais, mas também antecipar e moldar o futuro da governança corporativa no Brasil.

Fonte: IBGC

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.