Tomada de decisão através da análise de dados – Aplicações Alteryx

Temos investido em plataformas e sistemas de ponta para aumentar a performance de nossa operação e também de nossos clientes.

Somos pioneiros na utilização do Alteryx, uma poderosa ferramenta de transformação e análise de dados e utilizamos uma das principais plataformas de armazenamento e processamento de informações – Microsoft Azure e Power Platform – onde contamos com uma das melhores estruturas para inteligência de negócios, o Microsoft Power BI.

Inicialmente implantado em nossa Solução em Controladoria, o Alteryx cada vez mais está presente em nosso dia a dia, ajudando a  transformar um grande volume de dados em informações.

O crescimento do volume de dados coletados e gerados pelas empresas gera novas oportunidades para aumento de receita, melhoria da operação e maior assertividade na tomada de decisão. Porém, a grande demanda por análise destes dados nas empresas cria a necessidade de novas ferramentas para a organização, investigação e manipulação das informações.

A análise de dados, também conhecida como Data Analytics, é a ciência de analisar dados brutos para tirar conclusões sobre essas informações. As técnicas de análise de dados podem revelar tendências e métricas que, de outra forma, seriam perdidas na massa de informações. Essas informações podem então ser usadas para otimizar processos e para aumentar a eficiência geral de um negócio ou sistema.

Análise de dados é um termo amplo que engloba diversos tipos de análise com objetivos distintos, e podem ser divididas em quatro categorias de análise:

  • Descritiva: O que aconteceu? Houve Lucro ou prejuízo, crescimento ou queda?
  • Diagnóstica: Por que aconteceu? Quais fatores foram mais significantes?
  • Preditiva: O que pode acontecer? Como provavelmente será no futuro?
  • Prescritiva: Como fazer acontecer? O que ser feito para alcançar os objetivos?

Enquanto as análises descritiva e diagnóstica buscam entender os dados históricos para gerar insights, as análises preditiva e prescritiva avaliam potenciais cenários futuros usando métodos estatísticos avançados.

Um dos softwares adotado pela C&S para análise de dados é o Alteryx®. O Alteryx oferece acessibilidade e automação de dados, machine learning e processos de data science, permitindo as organizações acelerar seu processo digital.

Para exemplificar a sua atuação, vamos demostrar o uso do Mapa de Calor. Este mapa faz parte das ferramentas de análise geoespacial do Alteryx e possibilita a representação de diferentes níveis de calor em uma determinada área, a partir de uma variável.

Nesse exemplo de um cliente real da C&S, a variável do mapa de calor são as vendas entre os meses de março e junho de 2020, tendo como foco a Região de São Paulo.

A ferramenta cria “temperaturas” – divisões onde a faixa com maior faturamento é representado pela cor mais quente (vermelho), e as área com menor representatividade pela cor mais fria (azul).

A construção deste tipo de mapa envolve a extração, transformação e análise de um grande volume de dados, cuja arquitetura construtiva é apresentada na figura abaixo:

O Mapa de Calor nos permite enxergar graficamente onde as vendas estão concentradas, e assim, direcionar o foco comercial para as cidades (ou bairros) com maior acuracidade, podendo ainda ser correlacionados com os pontos de vendas existentes e potenciais.

Diversas ferramentas são fornecidas pelo software, e a sua escolha dependerá do objetivo da análise, da quantidade e da qualidade de dados disponíveis. Outras análises possíveis através do Alteryx: segmentação e clusterização, regressão linear, árvore de decisão, modelo de forecast, etc.

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.