Entrevista: Estratégia e Consenso Comercial no S&OP, com Fernando Bertozzo e Luciano Menegasso

A sigla S&OP vem de Sales and Operations Planning, ou em português, Planejamento de Vendas e Operações. Mas muito além da tradução literal, a metodologia tem como objetivo principal a integração de departamentos, alinhando e sincronizando todas as funções da organização.

O S&OP agrega valor à empresa e promove o debate. Mas sem uma alma estratégica, não é possível chegar a um consenso comercial. Neste episódio, Stephanie Haidar conversa com Fernando Bertozzo, Diretor da Área de S&OP e S&OE da C&S, e Luciano Menegasso, líder da área de Planejamento e Gestão Estratégica na C&S.

Fernando Bertozzo é Economista pela PUC – Campinas, especialista em Fusões & Aquisições e S&OP/E pelo INSPER, além de Processos e Estruturas Empresariais pela Faculdade Mauá. Especialista em gestão de Supply Chain pelo IMBRASC. Membro IBGC do interior do Estado de São Paulo. iniciou sua carreira no Bradesco S.A., na Área de Operações Estruturadas, depois atuou como Executivo de Topo na Mercedes Benz do Brasil S.A., CIA Souza Cruz S.A. e Sapore S.A. Na C&S Projetos e Mercado é Diretor da Área de S&OP e S&OE, que inclui aspectos técnicos – end to end process – desde a implantação até a execução.

Luciano Menegasso, Engenheiro Agrícola pela UNICAMP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui ampla experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de inovação em empresas. Sócio da C&S, é líder da área de Planejamento e Gestão Estratégica da empresa.

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.