A indevida culpa das cadeias de suprimentos

A cadeia de suprimentos se tornou, de uns tempos pra cá, o alvo onde todos depositam a culpa por problemas industriais ou de varejo. Profissionais de compras podem ajudar a reduzir esse ruído na comunicação, e é sobre isso que falamos neste episódio do Cenário Relevante.

Noticiários tendem a utilizar o termo “cadeia de suprimentos” de forma liberal. Mas, na maioria dos casos, isso é feito de forma imprecisa. Por exemplo, um supermercado que está com as prateleiras vazias por causa de uma tempestade de neve e utiliza-se como “desculpa” um problema na cadeia de suprimentos, o que não foi o caso. Um outro exemplo bem atual é a falta dos kits de teste de covid-19, que não foram encomendados a tempo mas, em falta, dizem ser problema na cadeia.

Enquanto isso, profissionais da cadeia de suprimentos fazem malabarismos com o fornecimento e a logística diariamente. Eles estão acostumados a gerenciar o risco da cadeia, o fluxo e refluxo de relacionamentos com fornecedores, soluções alternativas operacionais, requisitos pouco claros e fraquezas do sistema.

A pandemia ampliou alguns problemas, mas não há nada de novo. A cadeia de suprimentos está funcionando, apesar de tudo o que é dito por aí. Até que essa situação de culpar a cadeia passe, há três coisas que os profissionais de compras podem fazer para reduzir esse ruído.

A primeira delas é redefinir as expectativas para refletir as mudanças nas condições de negócios. Realmente existem lacunas no fornecimento, prazos de entrega estendidos, etc, mas esses problemas serão resolvidos e logo tentaremos descobrir o que fazer com todo o inventário que foi comprado por garantia.

É importante ter prazos de entrega precisos no sistema, fornecer previsões regulares e aumentar a comunicação com fornecedores. Ser flexível com produtos e serviços alternativos e adotar o conceito de soluções alternativas também são ótimas saídas. Durante desafios assim, aprendemos mais sobre nossos fornecedores, nossa empresa e nós mesmos.

Outro ponto é confiar no relacionamento com fornecedores. Trabalhe dentro da sua carteira de fornecedores atual, resistindo ao chamado para reagir à escassez perseguindo novos fornecedores em busca de estoque ou redução de preços de curto prazo.

Você investiu seu tempo cultivando relacionamentos com fornecedores de alto desempenho. Agora, confie que eles têm os melhores interesses e os interesses de sua empresa no coração, e que irão colaborar. Romper relacionamentos em um momento de dificuldade pode levar a um desastre de fornecimento de longo prazo.

E, por fim, aproveitar os holofotes. Esse é o melhor momento para estar no gerenciamento de compras e cadeia de suprimentos. A profissão é subestimada e muitas vezes sofre com a falta de pessoal, e muitas vezes é preciso clamar por reconhecimento. Hoje esses profissionais estão na linha de frente e os esforços deles podem fazer uma diferença real entre o sucesso e o fracasso das empresas.

Eventualmente, a vida voltará ao normal. Tudo atingirá novamente um equilíbrio nos negócios, e aí seu trabalho duro e o de seus fornecedores será recompensado e reconhecido. O momento agora é de aproveitar adequadamente a crise trazida pela pandemia.

Fonte: Supply Chain Dive

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.