Diversificação e a preservação do legado nas empresas familiares

Há um ditado antigo na gestão de patrimônio que diz: “Você enriquece pela concentração. Você permanece rico pela diversificação.” Isso nunca foi tão verdadeiro quanto nos dias de hoje, com uma economia globalizada e competitiva sujeita a choques financeiros, pandemias e outras incertezas. Em um ambiente tão volátil, é fundamental que os líderes de empresas familiares mantenham a mente aberta, tenham uma visão clara, explorem novas oportunidades de crescimento e tenham consultores qualificados.

Uma pesquisa recente com empresários familiares revelou que a preservação de um legado familiar é uma das principais preocupações deles. Muitos acreditam erroneamente que as empresas familiares são fáceis de administrar, mas a realidade é que começar e manter um negócio familiar ao longo das gerações é um desafio árduo.

Alguns respondem às sugestões de diversificação com frases como “Somos diferentes” ou “Já pensamos nisso e planejamos”, mesmo que não tenham feito isso. Não se trata de assustar ninguém, mas sim de reconhecer que cada família é única, e não existe uma abordagem única para todos.

A gestão externa é uma maneira de superar algumas das limitações da diversificação, mas nas empresas familiares, a propriedade frequentemente influencia a gestão, mesmo quando os proprietários não estão envolvidos no dia a dia do negócio. O mesmo vale para conselhos externos, que muitas vezes são influenciados pelos proprietários e podem não ser verdadeiramente independentes. Muitas empresas familiares nem sequer têm conselhos externos.

O viés doméstico, a tendência de investir em áreas familiares, também afeta decisões empresariais e de investimento. Embora não seja necessariamente prejudicial, é importante estar ciente desse viés, pois pode resultar em uma concentração excessiva de ativos e riscos financeiros desnecessários.

A diversificação é o antídoto para a concentração excessiva, mas muitas estratégias de propriedade de negócios familiares vão contra a diversificação, pois exigem liquidez, o que pode complicar a governança e introduzir não membros da família na equação.

Alguns acreditam que suas habilidades únicas os diferenciam e lhes permitirão ter sucesso a longo prazo, superando até mesmo gestores de outras empresas. No entanto, a transmissão de conhecimento ao longo das gerações nem sempre é garantida, e é possível que a reversão à média ocorra. Além disso, o desejo de controle pode ter custos financeiros.

A diversificação oferece benefícios, incluindo liquidez, maior facilidade de saída, retornos não correlacionados e acesso a alavancagem em momentos de crise. O aconselhamento profissional pode reduzir o viés doméstico, proporcionar continuidade e trazer habilidades e objetividade às decisões de investimento.

Reconhecer as limitações e preferências familiares pode levar a uma abordagem mais diversificada para garantir o legado familiar e o desfrute dos frutos do trabalho familiar por gerações futuras.

Fonte: Family Business Magazine

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.