Herdeiras de Aloysio Faria estruturam conselho de família

As herdeiras do Banco Alfa e de diversas empresas, como Agropalma e C&C, agora se estruturam em um conselho de família para administrar e avaliar o futuro dos negócios fundados pelo pai, o banqueiro Aloysio Andrade de Faria, falecido há cerca de 8 meses. A fortuna deixada é estimada em US$ 1,7 bilhão.

De acordo com o presidente do conselho de administração do Banco Alfa, Christophe Cadier, todas as empresas do grupo vão se reportar a esse conselho com ajuda de assessores. Por recomendação do próprio pai, as herdeiras optaram por não fazer grandes alterações na gestão das empresas.

Lucia, Junia, Flavia, Claudia e Cristiane, as herdeiras, recentemente viraram alvo de concorrentes e investidores interessados nas empresas do grupo, que também conta com a rede de hotéis Transamérica e Expo Center, emissoras de rádio, a fabricante de água mineral Águas da Prata, além de uma empresa de táxi aéreo e outros negócios. Um capricho particular do banqueiro, inclusive, também faz parte da lista de negócios: a sorveteria La Basque.

As cinco filhas herdaram, cada uma, 20% dos negócios. Neste momento, se inteiram dos ativos do conglomerado antes de qualquer movimentação de investimento ou venda de empresas. Vale ressaltar que Aloysio sempre manteve a família distante dos negócios e preferiu que a gestão das empresas fosse profissionalizada.

As herdeiras não descartam se associar a algum investidor e recorrer ao mercado de capitais futuramente. Com a C&C, por exemplo, bancos de investimentos se oferecem para intermediar uma operação. A empresa de material de construção passou recentemente por uma reestruturação, que levou ao fechamento de parte das lojas. A Agropalma, que se beneficia da alta das commodities agrícolas, também pode ir à bolsa. Mas ainda não há nenhum movimento neste sentido para as duas empresas.

No ramo hoteleiro, a família aguarda uma recuperação por conta da pandemia, que causou queda na demanda.

Aloysio Faria, um dos mais tradicionais banqueiros da geração dele, morreu em setembro de 2020 aos 99 anos. Nos últimos três anos, passou a integrar as filhas aos negócios do grupo, dando instruções para manutenção da gestão profissionalizada e para que estudassem todos os negócios do conglomerado.

Fonte: IPONEWS 

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.