Prática Orçamentária alinhada ao Planejamento Estratégico

Criar um orçamento não é apenas um exercício que o Presidente da empresa delega aos seus gestores para mantê-los ocupados. O orçamento é um plano financeiro global para alcançar as metas financeiras e operacionais de uma organização.

Estabelecido corretamente, o orçamento se torna um mapa do plano estratégico da empresa, pois ao cria-lo, a empresa passa a desenvolver formas de atingir seus objetivos e de utilizar seus recursos. Uma vez no lugar, torna-se uma referência valiosa para determinar se as ações tomadas pela administração irão assegurar que o planejamento seja cumprido.

Há muitos benefícios derivados do processo de orçamentação. Ele formaliza a coordenação das atividades entre os departamentos, alinhando essas atividades para a figura central da empresa - o plano estratégico. O orçamento fornece a atribuição de responsabilidades pela tomada de decisão e aumenta a responsabilidade da administração.

Com um plano sólido, todos os decisores passam a buscar o mesmo objetivo. Além disso, o orçamento ajuda nas avaliações de desempenho, pois fornece uma base comum dentro da organização para discutir sobre a forma como o gerente definiu seus objetivos e por que dos desvios em relação aos resultados reais. Ele encoraja todas as áreas da empresa a se tornarem mais eficientes, gerando inclusive maior eficiência corporativa.

Criar um orçamento eficaz pode parecer uma tarefa assustadora. A participação da equipe durante a orçamentação é uma parte importante do processo de comunicação com seus funcionários, isso gera a aceitação pelas metas orçadas. Também é importante que ele seja percebido como justo e razoável pelos funcionários, já que eles serão cobrados por esses resultados. Entenda o processo de criação como uma oportunidade para ouvir opiniões e ideias da equipe além de partilhar a visão da organização com eles. Envolvê-los e obter o seu comprometimento vai levar a um maior grau de sucesso.

Além disso, a tecnologia pode ser crucial na criação e gestão de um orçamento. Com a disponibilidade atual de infraestrutura fornecida pela nuvem e comunicação instantânea, é ainda mais fácil de desenvolver e gerir o orçamento da empresa. Utilizando um sistema que permita o uso de dimensões e recipientes para manuseio e extração dos dados, é possível o desenvolvimento do orçamento em diferentes níveis e visões, como por grupo, empresa, atividade, departamento ou até mesmo por funcionário. Desta forma, uma vez estabelecido, todas as despesas podem ser automaticamente associadas com a área respectiva, permitindo o acesso aos dados em tempo real para monitorar seus desvios, permitindo uma utilização mais eficaz do orçamento, já que os problemas podem ser identificados anteriormente permitindo rápida resolução.

Aqui estão algumas dicas de como você pode criar um orçamento mais eficaz:

1. Identifique os tomadores de decisão na organização e os envolva no processo de criação do orçamento;

2. Use a tecnologia para coordenar e consolidar os esforços de orçamentação com a equipe;

3. Crie o orçamento alinhado ao plano estratégico da organização;

4. Envolva a equipe na avaliação dos desvios orçados e realizados, a fim de compromete-los com a meta;

5. Identifique problemas de forma rápida e crie um plano para resolução imediata;

6. Ao estabelecer um orçamento, lembrar que ele é uma ferramenta que traduz os objetivos e estratégias da organização em mapa financeiro. É um plano que quando bem desenvolvido fornece oportunidades de trabalhar próximo de sua equipe e de manter a organização no caminho certo.