Sustentabilidade & ESG: a Governança como alicerce

Heloisa Belotti Bedicks, conselheira de administração independente que durante quase duas décadas foi diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e uma das principais referências em governança corporativa no Brasil e na América Latina, foi entrevistada no projeto “ESG: uma partitura que está sendo escrita”. A especialista discutiu diversos aspectos importantes relacionados à implementação de práticas de ESG em uma organização.

Uma das primeiras questões abordadas por Heloisa Bedicks foi a necessidade das empresas estabelecerem uma cultura forte de governança corporativa. Segundo ela, a cultura corporativa é um dos principais determinantes do sucesso de uma organização e, portanto, deve ser uma prioridade para os líderes empresariais. Ela destacou a importância de uma cultura de integridade e ética nos negócios, que deve ser cultivada desde a base da organização.

Outro aspecto discutido foi a importância da liderança no processo de implementação de práticas de ESG. Ela enfatizou a necessidade de uma liderança comprometida com a sustentabilidade e com a responsabilidade social, capaz de conduzir a organização em direção a práticas mais sustentáveis e responsáveis. Além disso, ela ressaltou a importância de se ter uma liderança diversa e inclusiva, que reflita a sociedade em que a empresa está inserida.

Heloisa também falou sobre a necessidade de uma abordagem integrada de ESG, que leve em consideração as interconexões entre os diferentes aspectos ambientais, sociais e de governança. Destacou a importância de se ter uma visão holística da organização e de se entender como as práticas de ESG se conectam e se influenciam mutuamente.

Também enfatizou a importância da transparência e da prestação de contas como componentes-chave de uma estratégia de ESG bem-sucedida. Ela destacou a necessidade de as empresas divulgarem informações claras e precisas sobre suas práticas ambientais, sociais e de governança, e de se responsabilizarem pelos resultados de suas ações.

Ao longo da entrevista, Heloisa também trouxe uma série de desafios enfrentados pelas empresas ao tentar implementar práticas de ESG. Entre eles, está a necessidade de superar obstáculos culturais e de mudar a mentalidade dos líderes empresariais, que muitas vezes não percebem a importância de uma abordagem de ESG integrada e holística.

É primordial que se tenha uma visão de longo prazo ao implementar práticas de ESG. A profissional destacou que a implementação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis é um processo contínuo, que exige comprometimento e esforço constante por parte da organização. Ao adotar uma abordagem de ESG integrada e holística, as empresas podem criar valor de longo prazo para seus acionistas e para a sociedade como um todo.

Fonte: RI-268 – ORQUESTRA SOCIETÁRIA – Entrevista – Heloisa Bedicks – por Cida Hess e Monica Brandão

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.