Tendencias e estratégias em Fusões e Aquisições – Cenário empresarial brasileiro

Tendencias e estratégias em Fusões e Aquisições – Cenário empresarial brasileiro

Tendencias-e-estratégias-em-Fusões-e-Aquisições-–-Cenário-empresarial-brasileiro-

24 de fevereiro de 2024

Compartilhe:

No cenário empresarial brasileiro, operações que envolvem M&A (sigla para Fusões e Aquisições em português) – seja na venda ou aquisição de empresas, ativos, marcas e investimentos – despertam crescente interesse. Esse apetite é impulsionado principalmente por motivações como a busca por sinergia, expansão de mercado e aumento da eficiência operacional, consolidando a importância estratégica dessas transações para as organizações.

Segundo a pesquisa “O futuro estratégico das fusões e aquisições no Brasil: M&A como impulso à transformação”, elaborada pela Deloitte, 33% dos participantes realizaram operações nos últimos cinco anos, e 64% planejam novos M&A até 2028, indicando êxito nas estratégias adotadas. Para os próximos cinco anos, 46% das empresas pretendem envolver-se em M&A, sendo 24% interessadas em startups, 23% buscando fusão e 21% visando adquirir outras empresas.

Estratégias baseadas em M&A não se limitam ao crescimento e conquista de mercado, mas também visam acessar tecnologias inovadoras, ampliar eficiência e atrair talentos especializados. A sinergia entre modelos de negócios, a integração tecnológica e os novos talentos contribuem para ampliar eficiência operacional, reduzir custos e diversificar portfólios.

Dentre as empresas que se abstiveram de realizar Fusões e Aquisições (M&A) nos últimos cinco anos e não têm planos de fazê-lo até 2028, 53% identificam a ausência de preparação organizacional como um obstáculo, enquanto 27% destacam as complexidades jurídicas e operacionais como desafios.

Essas considerações sublinham a necessidade crítica de conduzir essas operações de maneira estruturada, meticulosa e com o respaldo de profissionais especializados, a fim de garantir o êxito do processo.

Quando bem-sucedidas, transações de Fusões e Aquisições são aliados estratégicos para as organizações, impulsionando a consecução de seus objetivos para além do contexto macroeconômico.

Fonte: Portal Fusões e Aquisições

Yara Commar

Gerente de Planejamento Financeiro e Análises

Competências Relacionadas

Fusões & Aquisições Finanças Corporativas

Publicações Relacionadas

  • Como alinhar a equipe com os objetivos financeiros e operacionais

    A solução para integrar todas as áreas e criar um plano único é adotar o Planejamento Integrado de Negócios (S&OP/IBP).

  • Viés de Confirmação: como as crenças distorcem a realidade

    O viés de confirmação é uma tendência automática de buscar, interpretar e lembrar informações que confirmem nossas crenças pré-existentes.

  • Como empresas tradicionais sobrevivem à era da disrupção digital

    A ideia de que empresas consolidadas estão fadadas ao fracasso diante da inovação tecnológica é simplista.

  • O que é S&OP/IBP e como ele funciona na prática?

    Por que minha empresa precisa de S&OP/IBP? Porque a complexidade e a velocidade do mercado atual não permitem mais decisões isoladas.

Conecte-se com nossa prática de transformação.