Resiliência Empresarial em um mundo de Risco
Resiliência Empresarial em um mundo de Risco
15 de fevereiro de 2024
Segundo o relatório as principais áreas nas quais uma organização deve se concentrar são:
Avaliar as pegadas digitais e de cibersegurança, instituir controles e orientações de melhores práticas e testar estratégias de crescimento.
Avaliar as Pegadas Digitais e de Cibersegurança
Isso envolve analisar quantidade de informação que uma empresa deixa online e o quão seguras essas informações estão contra ameaças digitais.
Instituir Controles e Orientações de Melhores Práticas
Significa implementar políticas e procedimentos para proteger os dados e a infraestrutura digital da empresa, seguindo as melhores práticas de segurança da informação.
Testar Estratégias de Crescimento:
Refere-se à avaliação da eficácia das estratégias de negócios da empresa para assegurar que sejam viáveis e bem-sucedidas antes de aplicá-las em maior escala.
Trata-se de garantir a segurança dos dados online da empresa, adotar práticas seguras de TI e verificar se as estratégias de negócios são eficazes e sustentáveis.
Identificar potenciais lacunas de resiliência na cadeia de abastecimento.
Significa analisar a cadeia de abastecimento de uma empresa para encontrar áreas que possam ser vulneráveis a interrupções. O objetivo é detectar e fortalecer pontos fracos para que a cadeia possa resistir e se recuperar de desafios como desastres naturais, crises econômicas ou problemas com fornecedores, garantindo que o negócio não paralise.
Encontrar um equilíbrio entre estratégias just-in-case e just-in-time.
É sobre gerir a cadeia de abastecimento de uma empresa de forma a balancear eficiência e preparo. Isso envolve manter o inventário baixo para reduzir custos (just-in-time), ao mesmo tempo em que se garante ter estoque suficiente para lidar com imprevistos (just-in-case), buscando otimizar custos e garantir continuidade nos negócios.
Utilização de cenários para testar estratégias de investimento e crescimento.
Refere-se ao uso de simulações econômicas detalhadas para avaliar como diferentes abordagens de negócios se comportariam sob diversas condições de mercado. Este método permite uma análise aprofundada e uma tomada de decisão mais estratégica sobre investimentos e expansão da empresa em face de cenários futuros incertos.
Construir confiança com forças de trabalho e partes interessadas.
Significa estabelecer relações sólidas e transparentes com funcionários e todos os envolvidos no negócio, como clientes, fornecedores e acionistas. Isso é alcançado através de comunicação honesta, envolvimento ativo, comportamento ético e cumprimento de promessas, o que é essencial para a reputação, moral e sucesso a longo prazo da empresa.
Diante dos desafios globais, conclui-se que a resiliência empresarial se manifesta ao equilibrar cibersegurança e crescimento, solidificar cadeias de abastecimento, harmonizar estratégias de inventário, aplicar modelagens econômicas em cenários diversos e cultivar confiança duradoura com equipes e stakeholders, assegurando a prosperidade em um mundo de riscos imprevisíveis
Fonte: World Economic Forum