Governança Corporativa Integrada no Grupo Unika Embalagens

Governança Corporativa Integrada no Grupo Unika Embalagens

10 de julho de 2024

Compartilhe:

O Grupo Unika Embalagens, grupo familiar de capital brasileiro, líder nacional no fornecimento de foils e selos para a indústria cervejeira, contratou a C&S Projetos e Mercado para realizar um projeto de implantação e sustentação da Governança Corporativa Integrada.

Conhecida por sua posição de destaque no mercado, o Grupo Unika Embalagens fornece produtos críticos para a indústria cervejeira, contribuindo significativamente para a qualidade e segurança de seus produtos finais. A empresa busca constantemente melhorar suas práticas operacionais e administrativas para garantir a sustentabilidade e eficácia de suas operações.

Diante dos desafios impostos pela magnitude da empresa, a C&S atuou através de 5 de suas áreas, incluindo Governança Corporativa, Estratégia, Controladoria, Tesouraria Estratégica e Operações (S&OP e Negociações Estratégicas), que individualmente e de forma integrada, contribuíram para o ganho de maturidade da Governança Corporativa da Unika Embalagens.

Abaixo são relacionadas as áreas 5 áreas que participaram da implementação e sustentação deste projeto, juntamente com as principais atividades realizadas por cada uma das 5 áreas:

Área de Governança Corporativa da C&S

De maneira geral, atuou na implantação do Conselho Consultivo, sendo apoiado pela Secretaria de Governança Corporativa da C&S. Contou ainda com a participação de um Conselheiro Consultivo indicado pela C&S, que atuou no nivelamento dos temas de GC, implantação do Conselho Consultivo, como membro do Conselho Consultivo, atuando ainda no aconselhamento do 1º escalão da empresa em temas relativos ao relacionamento interpessoal e decisões relevantes inerentes ao negócio.

Área de Estratégia da C&S

Atuou através de inúmeros workshops de alinhamento e planejamento estratégico, estratégias go to market, business case de novos produtos e frentes de atuação do grupo. Na gestão estratégica, atuou com encontros semanais através de objetivos, indicadores e metas. Serviu ao Conselho Consultivo com respostas e estudos pontuais, além das interações para definição dos anseios dos acionistas e coleta de opinião junto aos conselheiros.

Área de Controladoria e Tesouraria Estratégica da C&S

Atuaram na construção de modelos econômicos de previsão de resultados, necessidade de capital de giro, CAPEX e fluxo de caixa, que foram traduzidos no orçamento da empresa. Também na apuração dos resultados gerenciais paralelamente à contabilidade, e comparativamente ao orçamento, servindo ao Conselho de Administração, também às áreas de Estratégia e S&OP para os estudos de viabilidade e inúmeras respostas táticas e estratégicas para orientar a tomada de decisões.
Para assegurar a gestão financeira eficiente, processos foram revistos, sendo criados mecanismos de controle interno que garantiram a precisão e tempestividade das informações financeiras consolidadas, tanto no dia a dia, quanto através das demonstrações financeiras mensais.
A partir da atuação dessas duas áreas, foi possível melhor o nível de prestação de contas e transparência das informações, assim como tomar decisões de forma mais consciente dos retornos e implicações esperadas.

Área de S&OP (Sales and Operations Planning) da C&S

Atuo na integração entre as áreas de vendas e operações através da liderança dos consensos de demanda, consenso de recursos (recursos necessários para atender à demanda prevista), do consenso financeiro, culminando no consenso executivo e definição do plano operacional para os meses vindouros. Atuou ainda na implantação e sustentação de reuniões de S&OE semanais através da integração das áreas operacionais.
Atuou ainda em procurement e negociações estratégicas objetivando a eficiência operacional, sempre integrada às demais áreas da C&S e à serviço do Conselho Consultivo, instância em que eram demonstradas as apresentadas as propostas de opinião para decisão dos sócios.

Competências Relacionadas

Governança Corporativa Integrada Governança Corporativa Controladoria e Tesouraria Estratégia Operações

Publicações Relacionadas

  • Quais indicadores posso usar para garantir que minha empresa está indo na direção certa?

    Indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para  medir o desempenho de uma empresa e garantir que ela está no caminho certo rumo aos seus objetivos estratégicos.

  • Erros na Gestão de Riscos pelos Conselhos Administrativos

    Erros na gestão de riscos podem comprometer seriamente a tomada de decisões estratégicas e a sustentabilidade das organizações.

  • 10 estratégias para empresas se prepararem para a disrupção

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

  • O papel do Conselho na execução do planejamento estratégico

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

Conecte-se com nossa prática de transformação.