Estratégias de sustentabilidade nos conselhos corporativos

Estratégias de sustentabilidade nos conselhos corporativos

Estratégias de sustentabilidade nos conselhos corporativos

3 de julho de 2024

Compartilhe:

Estratégias de sustentabilidade nos conselhos corporativos estão se tornando um imperativo empresarial em meio à crescente pressão pública e regulatória sobre as empresas para que respondam aos seus impactos socioambientais.

A intensificação da crise climática, a degradação ambiental e as desigualdades sociais, aliadas a novas legislações como a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da União Europeia (CSRD), estão redefinindo as expectativas de desempenho ambiental e social das empresas. Nesse contexto, os conselhos de administração assumem um papel central na liderança e direcionamento dos esforços de sustentabilidade, impactando a governança corporativa, as práticas empresariais, as operações e os relatórios.

Para muitos conselhos, mesmo aqueles que já realizam relatórios voluntários de sustentabilidade há anos, este cenário pode representar um território inexplorado. Nesse contexto, organizações como a Accountancy Europe têm desempenhado um papel fundamental ao fornecer uma série de perguntas práticas que os conselhos devem considerar para liderar a transição para a sustentabilidade, garantindo que a sustentabilidade seja integrada à estratégia e ao modelo de negócios da empresa, e que a governança adequada suporte esse processo.

Muitas empresas e conselhos podem ser tentados a abordar as questões de ESG principalmente pelo ângulo do relatório. No entanto, é necessária ação antes do relato para que a prestação de contas em sustentabilidade seja efetiva. A ação implica incorporar ESG no modelo de negócios e nas tomadas de decisão, integrando-o aos objetivos estratégicos, KPIs, atividades diárias, gestão de riscos, sistemas de controle interno e cultura da empresa.

Estratégias de sustentabilidade nos conselhos corporativos é um compromisso além da conformidade

Abordar ESG meramente como um exercício de conformidade pode ser contraproducente. Em vez disso, as empresas devem ver ESG como uma fonte de sucesso a longo prazo, inovação, proposta de valor do negócio e mitigação de riscos financeiros.

Integrar sustentabilidade e fatores ESG nos negócios também requer uma mudança de mentalidade em todas as funções e uma abordagem diferente na tomada de decisões, ou seja, uma cultura organizacional revitalizada. Estabelecer um comitê de sustentabilidade executivo no nível de gestão ou criar um conselho consultivo são exemplos de como algumas organizações estão integrando a sustentabilidade na cultura corporativa, especialmente em bases interinas ou nas fases iniciais.

Os conselhos devem assumir sua liderança, responsabilidade e responsabilização pela sustentabilidade como por qualquer outro aspecto do negócio da empresa. Eles devem considerar, por exemplo, como a gestão promove uma cultura que incentiva a consideração de ESG como parte das decisões empresariais diárias em todos os departamentos.

O conselho, através de seu modelo de governança, deve definir a supervisão sobre controles de ESG, riscos, KPIs, dados e sua relevância para as decisões estratégicas e o propósito da empresa. Dilemas difíceis e compensações devem ser esperados e enfrentados com coragem.

Os conselhos estão em uma posição única para liderar a transição para a sustentabilidade de suas empresas. Devem focar seus esforços e priorizar os elementos mais salientes que exigiriam uma mudança em seu modelo e estratégia de negócios. Definir em termos simples o que a transição para a sustentabilidade significa para o seu negócio, é essencial para orientar este processo.

Este contexto desafiador requer que os conselhos sejam proativos, inovadores e comprometidos em integrar a sustentabilidade não apenas como uma camada adicional, mas como um pilar central de suas estratégias de negócios para garantir a relevância e a resiliência a longo prazo no mercado global.

FONTE: Board Agenda

Samantha Feriani

Samantha Feriani

Secretária de Governança Corporativa

Competências Relacionadas

Publicações Relacionadas

  • Quais indicadores posso usar para garantir que minha empresa está indo na direção certa?

    Indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para  medir o desempenho de uma empresa e garantir que ela está no caminho certo rumo aos seus objetivos estratégicos.

  • Erros na Gestão de Riscos pelos Conselhos Administrativos

    Erros na gestão de riscos podem comprometer seriamente a tomada de decisões estratégicas e a sustentabilidade das organizações.

  • 10 estratégias para empresas se prepararem para a disrupção

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

  • O papel do Conselho na execução do planejamento estratégico

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

Conecte-se com nossa prática de transformação.