Estoques com previsão de demanda e foco no crescimento

Estoques com previsão de demanda e foco no crescimento

Estoques-com-previsão-de-demanda-e-foco-no-crescimento

12 de novembro de 2024

Compartilhe:

Em muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, os estoques, que deveriam ser ativos estratégicos para o negócio, acabam se tornando grandes vilões. Geralmente isso ocorre porque os gestores tomam decisões de planejamento das suas Vendas, Compras e Produção baseadas apenas em análises do passado sem uma visão de futuro  (Previsão de Demanda).  Resultado? Estoques desbalanceados, dinheiro parado em produtos sem giro nas prateleiras e a falsa sensação de que  tudo está sob controle.

A curva “X” do estoque representa exatamente esse ponto crítico, onde,  os produtos sem giro que tem seu custo indexado diariamente acabam custando mais do que seu valor de venda.

A cada dia, esses estoques parados anulam boa parte das chances e oportunidades da realização de ações mais assertivas e estratégicas, como por exemplo, o aproveitamento do custo de oportunidade para introduzir outros produtos com maior potencial de venda ou melhorar o mix de produtos para atender melhor às demandas dos clientes o que aumentaria significativamente os volumes das vendas e o faturamento.

Imagine o impacto negativo desses estoques parados em fluxo de caixa, com capital parado em produtos sem giro e até custos financeiros envolvidos que, somados, inviabilizam outros investimentos importantes em áreas que poderiam gerar crescimento e melhorias para o negócio. Imagine ainda, o custo de oportunidade se dissipando na linha do tempo e o gestor sem poder de reação.

Portanto, a falta de uma previsibilidade de demanda assertiva  compromete as decisões no dia a dia das operações ocasionando a repetição das mesmas falhas de forma cíclica, podendo manter ou até mesmo aumentar a quantidade em estoque de produtos com baixo giro o que compromete o aproveitamento das oportunidades estratégicas e desperdiça recursos financeiros valiosos.

Mas isso pode mudar!

O primeiro passo é entender o futuro deixando de lado a dependência exclusiva das análises históricas e adotar uma abordagem mais robusta de planejamento de vendas e operações (S&OP/IBP). Isso permitirá que a sua empresa tenha uma visão mais clara das necessidades futuras (Previsão de Demanda), com base em dados, fatos e tendências do mercado.

Quando se ajusta a Previsão de Demanda com inteligência, é possível equilibrar os estoques de forma mais saudável, disponibilizar maiores  recursos em fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade.

Por fim, a saúde dos estoques depende de uma análise contínua e de estratégias dinâmicas. A pergunta é; A sua empresa está disposta a continuar repetindo os mesmos erros ou vai começar a olhar para o futuro com maior clareza e assertividade?

O momento de agir é agora!

FONTE: Luís Otávio Camargo Corrêa

Luís Otávio Camargo Correa

Gerente de Operações

Competências Relacionadas

Publicações Relacionadas

  • Quais indicadores posso usar para garantir que minha empresa está indo na direção certa?

    Indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para  medir o desempenho de uma empresa e garantir que ela está no caminho certo rumo aos seus objetivos estratégicos.

  • Erros na Gestão de Riscos pelos Conselhos Administrativos

    Erros na gestão de riscos podem comprometer seriamente a tomada de decisões estratégicas e a sustentabilidade das organizações.

  • 10 estratégias para empresas se prepararem para a disrupção

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

  • O papel do Conselho na execução do planejamento estratégico

    O acompanhamento da execução vai além de avaliar resultados retrospectivos. É necessário uma análise contínua de indicadores-chave.

Conecte-se com nossa prática de transformação.