S&OP e S&OE: entenda a diferença

A-diferença-entre-S&OP-e-S&OE

S&OP e S&OE são dois processos que se destacaram por sua importância e complementaridade durante a pandemia de COVID-19. Período que mudou definitivamente a forma como as empresas gerenciam as cadeias de suprimentos.

Embora intimamente relacionados, esses processos servem a propósitos distintos e se complementam, formando um sistema robusto de gestão da cadeia de suprimentos.

Enquanto o S&OP é um processo de gestão executiva que busca alinhar os planos de negócios globais com as operações de produção e suprimentos, abrangendo um horizonte de planejamento de 3 a 24 meses, o S&OE – ou Planejamento Tático Integrado (ITP), foca no curto prazo, cobrindo os primeiros três meses do horizonte de planejamento.

O S&OE surge como uma resposta à necessidade de adaptação rápida a mudanças imprevistas, como as provocadas pela COVID-19, com ênfase na execução semanal e diária para garantir o sucesso do S&OP.

Diferentemente do S&OP, o S&OE opera dentro de um nível de granularidade mais detalhado e é responsável por ajustar o plano de operações à capacidade e recursos disponíveis em tempo real, lidando com limitações de suprimento e demanda.

Em termos de objetivo, o S&OP é estratégico, focando na alocação de recursos para atender à demanda prevista, enquanto o S&OE é tático, ajustando a demanda aos recursos e suprimentos disponíveis no curto prazo.

No planejamento, o S&OP abrange de 3 a 24 meses, voltado para o planejamento de médio a longo prazo. O S&OE, por outro lado, concentra-se nos primeiros três meses, atendendo à necessidade de resposta rápida.

O S&OP realiza reuniões mensais para revisão estratégica, enquanto o S&OE tem reuniões semanais focadas na execução tática.

Executivos participam do S&OP para alinhar estratégias de alto nível, enquanto o S&OE envolve a gestão sênior na operacionalização dessas estratégias.

E em nível de detalhe, o S&OP trabalha com uma visão agregada, por exemplo, famílias de produtos, ao passo que o S&OE detalha até o nível de SKU.

A complementaridade entre os dois é fundamental para uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos. É a dinâmica entre planejamento e execução que assegura que as empresas possam sobreviver em tempos de incerteza e também prosperar.

FONTE: Marcia Williams Olmle

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.