O papel do conselho na transformação dos negócios

É papel do conselho conduzir da melhor forma a transformação dos negócios. O presidente executivo, junto com os demais conselheiros, precisam criar uma visão para o futuro, com objetivos claros e um plano para alcançá-los.

A pandemia da covid-19 trouxe diversas transformações para os negócios. Há empresas que fizeram ajustes operacionais, mudaram para trabalho remoto e alteraram os turnos para manter a segurança da equipe. Outras repensaram o modelo de negócios, focando em comércio eletrônico à medida que os pontos de venda físicos fechavam. Mas, conforme a economia se recupera da crise, os motivos para fazer transformações estão mudando: a mudança não é mais uma defesa, mas sim uma oportunidade de se reposicionar para crescer.

De acordo com uma pesquisa recente da IBM, 87% dos executivos dizem focar agora no aumento da agilidade. Em 2018, o número não passava de 40%. No estudo atual, 62% citam a necessidade de transformação digital, enquanto no passado eram menos de 20%.

Caso você esteja se perguntando qual o caminho para promover mudanças de maneira eficaz em toda a empresa, a resposta é breve: a transformação deve começar de cima. A liderança dá o tom. A partir daí, a consistência, visibilidade e regularidade são fundamentais. Os responsáveis pelas mudanças então debatem como a organização será: proposta de valor, características necessárias para que a empresa se enquadre nesse novo molde, e então é articulada a visão em todas as oportunidades.

O primeiro passo é reconhecer a necessidade de fazer uma mudança radical. Há diversos gatilhos potenciais para que uma empresa se comprometa com a transformação: o Brexit ou a Covid-19 são exemplos claros, mas há também outras possibilidades, como o surgimento de uma nova tecnologia, ou até um motivo interno como a saída de um indivíduo ou equipe-chave, mudança significativa no cliente – seja para melhor ou para pior.

É fundamental definir como são as principais métricas da sua empresa, como o desempenho financeiro e participação de mercado hoje, e como isso se compara ao passado. Outro fato a ser observado e projetado é como seria o futuro na ausência de qualquer mudança de direção. Esse trabalho possibilita a construção de um caso para a mudança e conversa sobre as possíveis transformações.

Empresas que sabem o significado do sucesso no início do processo de transformação estão em uma posição mais forte para tomar decisões assertivas.

Fonte: Board Agenda

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.