Secretaria de Governança Corporativa
Secretaria de Governança Corporativa
Implantação e Sustentação da Secretaria de Governança Corporativa.
A Secretaria de Governança Corporativa funciona como uma área de suporte, cujo desempenho eficiente depende de um patrocinador dentro da organização que providencie autonomia. Isso permite que a Secretaria de Governança opere de forma imparcial frente a interesses individuais ou coletivos, concentrando-se nas diretrizes de governança e nas práticas recomendadas, particularmente em contextos de conflito de interesses. Esses elementos são importantes para que a Secretaria de Governança adicione valor à organização.
O secretário de governança é responsável por gerenciar o fluxo de informações, assegurando que estas sejam encaminhadas de forma segura e em tempo adequado aos diferentes agentes e órgãos de governança.
Os avanços nas práticas de governança corporativa, a crescente complexidade do ambiente de negócios e o aumento das demandas dos órgãos reguladores e fiscalizadores sublinham a importância das responsabilidades desta função. O secretário de governança deve atuar sempre no melhor interesse da organização, com integridade e sem julgamentos.
Secretaria de Governança Corporativa
Posicionamento da Secretaria de Governança Corporativa
O papel da Secretaria de Governança Corporativa
É essencial que a organização tenha uma compreensão clara do papel da Secretaria de Governança Corporativa como um agente imparcial para prevenir conflitos ou desafios. Isso inclui evitar a delegação informal de autoridade por parte de conselheiros e o manejo das responsabilidades que isso implica; resistir à pressão para conceder acesso à informações confidenciais a certos acionistas, conselheiros ou executivos; assegurar a obtenção de informações chave dentro dos prazos estabelecidos e responder prontamente a qualquer questionamento; e evitar a influência adversa de executivos, conselheiros ou membros de órgãos técnicos que busquem vantagem pessoal, entre outras questões.
A abrangência de uma secretaria de governança será determinada pela diversidade dos componentes de um sistema de governança, quais sejam: ambientes (legal, regulatório e voluntário) em que a organização se insere; agentes e órgãos de governança que podem estar instalados na organização; documentos que definem as regras e condutas adotadas pela organização; e ferramentas que materializam as diretrizes e as práticas de governança da organização. O quadro a seguir demonstra, de forma genérica, estes componentes.
Componentes do Sistema de Governança
Através de uma abordagem holística denominada de Sistema de Governança Corporativa Integrada incorporamos princípios e práticas de governança em todas as camadas e processos da empresa. Este sistema visa integrar a governança em todos os níveis organizacionais,estendendo-se além do conselho de administração e englobando todos os stakeholders com vistas à geração de valor aos sócios ou acionistas no longo prazo.
Processo de Implantação e Sustentação da Secretaria de Governança Corporativa
Para que o Sistema de Governança Corporativa seja sustentado e aprimorado constantemente é fundamental que haja uma Secretaria de Governança Corporativa dedicada. Delegar essa posição à pessoas sem experiência é um erro comum, que pode representar a estagnação ou fracasso do sistema.
Processos da Secretaria de Governança Corporativa
Nossa metodologia considera nove processos essenciais, geridos através de uma Plataforma de Governança e acompanhados de perto pelo nosso responsável jurídico. Estes processos são projetados para garantir a conformidade, promover a eficiência e sustentar a transparência em todas as atividades de governança da organização.
Modus Operandi da Secretaria de Governança Corporativa em Relação ao Conselho, Assembleia de Sócios e Diretoria Executiva
A Secretaria de Governança Corporativa desempenha funções críticas em relação ao Conselho de Administração, Assembleia de Sócios e Diretoria Executiva, garantindo a fluidez da comunicação e a adequação dos processos de governança corporativa. Abaixo estão detalhadas as funções específicas da SG para cada um desses grupos
Cases Relacionados
Implantação do Conselho de Administração, Participação de Conselheiro de Administração Externo, Aconselhamento Empresarial e Secretaria de Governança Corporativa
Além do Conselho de Administração, a C&S Projetos e Mercado também implementou a Secretaria de Governança Corporativa na Real Cestas, oferecendo apoio contínuo para o Conselho e Conselheiros.
Implantação do Conselho de Administração, Participação de Conselheiro de Administração, Aconselhamento Empresarial e Secretaria de Governança Corporativa no Kid Beeruta.
Kid Beeruta contratou a C&S Projetos e Mercado para a implantar e sustentar seu Conselho de Administração, incluindo a participação Conselheiro de Administração.
Artigos Relacionados
Time de Especialistas
Mauricio Siqueira, CCA CTA
Conselheiro de Administração
Economista, Pós graduado em Engenharia Econômica e Economia do Agronegócio, Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Como Executivo, foi interventor pelo BNDESpar, presidiu Empresas e Conselhos.
Bruno Siqueira, CCA
Diretor Executivo
Economista, MBA em Finanças Corporativas, Especialista em Fusões & Aquisições, Private Equity & Venture Capital e Mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral. Membro e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.
Carolina Siqueira
Jurídico
Advogada, especialista em Direito Societário e em Secretarias de Conselhos de Administração pelo IBGC. Responsável pelas Secretarias dos Conselhos e assuntos legais relacionados à Governança Corporativa.
Increva-se em nossa newsletter
Cadastre-se e fique atualizado com nossos insights mais recentes