O que é Estratégia?

A Estratégia define a direção, as prioridades e a alocação de recursos, ajudando a guiar as inúmeras decisões feitas no dia a dia das organizações em direção aos seus objetivos.
Toda organização precisa de uma estratégia para manter sua diferenciação e lucratividade, garantindo assim, sua sustentabilidade no longo prazo.

Leia Mais...

Formular a estratégia requer uma visão clara do que torna a organização diferente em seu segmento de atuação, além da habilidade em priorizar e alocar recursos, de modo a alavancar capacidades em direção aos objetivos da empresa.

O planejamento estratégico busca entender como se posicionar em relação às demais organizações e criar valor nos segmentos de clientes. Na sua essência este planejamento considera elementos chave da criação da estratégia como:

• Informações da própria organização;
• Conhecimento do mercado de atuação;
• Ferramentas, técnicas e metodologias;
• Compreensão da cultura organizacional;
• Intuição e experiências passadas

A habilidade em executar a estratégia é mais importante do que a qualidade da estratégia em si, entretanto não podemos ter a expectativa de que a estratégia seja implementada sem que a mesma seja descrita.

Algumas estratégias estão nas mentes dos fundadores ou presidentes das organizações – estratégias implícitas – e já foram motivo de fracasso de diversos negócios quando dá-se a perda do detentor da visão estratégica, reforçando a necessidade de um processo estruturado de planejamento e gestão estratégica nas empresas. A criação da estratégia é ciência e arte, já a implementação é puramente ciência.

A implementação da estratégia visa criar um processo estruturado na organização que permita traduzir a estratégia nas tarefas do dia-a-dia da empresa. Para isso faz se necessário o estabelecimento de objetivos, indicadores e metas, assegurando que os resultados planejados sejam alcançados.

Estratégias tratam do futuro e, portanto, são hipóteses a serem validadas. A Gestão Estratégica tem como principal objetivo validar estas hipóteses, de forma a monitorar sistematicamente os resultados, redirecionando ações táticas e ajustando a estratégia organizacional quando necessário.

Técnicas como Balanced Scorecard e OKRs (Objectives and Key Results) são amplamente utilizadas neste processo de gestão, pois ajudam a escrever e comunicar a lógica da estratégia, promovendo um alinhamento dos esforços em direção aos objetivos e metas estabelecidos.

OKR: Objetivos e Resultados Chave

Intel, Google e LinkedIn são exemplos de empresas que utilizam esta metodologia para criar objetivos desafiadores e assegurar o foco nos resultados.

Comunicação, alinhamento e garantia que todos os esforços estão na mesma direção estão entre as principais vantagens da metodologia de OKR.

Devido à sua simplicidade e flexibilidade OKRs são eficazes em empresas extremamente enxutas até grandes corporações, como é o caso do Google, que utiliza esta metodologia desde que possuía apenas 40 funcionários.

A atualização semanal do progresso dos objetivos e resultados chave mantém viva a estratégia na empresa, permitindo um contínuo replanejamento tático e estratégico, garantindo eficácia desta metodologia em cenários econômico-político dinâmicos.

Conheça mais >
Utilizando OKRs no Processo Orçamentário

Entendendo que o propósito do orçamento é a alocação de recursos escassos. Dentre várias alternativas possíveis, imagine usar a prática do OKR para orientar o processo orçamentário. É a representação da estratégia no orçamento!

Os benefícios da utilização de OKRs na orientação do processo orçamentário são incríveis!


  • Reforça a estratégia: OKRs inserem a estratégia no centro do processo orçamentário. Funcionários envolvidos precisam compreender a fundo a estratégia para elaborar o orçamento.
  • Reduz a representatividade dos interesses pessoais: quando o princípio-chave do orçamento se torna a estratégia, as típicas manipulações por interesse próprio são reduzidas.
  • Conduz à colaboração: quando a estratégia está no centro do processo orçamentário, a busca pelo mix de gastos ideais para conquistar a meta, torna-se tarefa de todos, incentivando o diálogo entre as áreas envolvidas.
  • Checagem: rever de forma sistemática os resultados estratégicos obtidos a partir das decisões orçamentárias, garante o ciclo de evolução do modelo e aprendizagem dos envolvidos.
Conheça mais >
Quais são os nossos diferenciais?

Diferenciais que tornam a C&S sua melhor opção para implementação da Gestão Estratégica através de Indicadores.


  • Perfil da equipe: somos uma equipe multidisciplinar, formada por economistas, administradores, contadores, engenheiros, advogados e marqueteiros, com experiência em momentos decisórios e participação em conselhos de administração.
  • Modelagem econômica: ao longo dos anos, desenvolvemos um modelo econômico próprio, com conceitos financeiros e estatísticos que nos permitem enxergar o futuro com maior probabilidade.
  • Transferência de conhecimento: nossa metodologia assegura o desenvolvimento das competências necessárias à implementação da Gestão Estratégica.
  • Foco nos resultados: desde a concepção do escopo de trabalho, a nossa metodologia é voltada ao resultado.
  • Disciplina na execução: ferramentas, metodologia e equipe comprometida com a execução de forma disciplinada.
Conheça mais >
Metodologia


Através da combinação de ferramentas e formas de atuação, oferecemos aos nossos clientes formatos flexíveis para esta solução.

Conheça mais >

Deseja saber mais?


Fale com um especialista e entenda melhor como esta solução pode ser útil ao seu momento. Se desejar, utilize o nosso canal online.

< Saiba Mais

Deseja saber mais?

Entre em contato conosco, envie-nos suas dúvidas ou sugestões. Sua mensagem será analisada e respondida prontamente por um especialista da área.

Publicações Relacionadas

Blog Thumb

Workshop de Alinhamento Estratégico

A Estratégia define e informa a direção da empresa, as prioridades e a alocação de recursos, ajudando a guiar as inúmeras decisões feitas no dia-a-dia em direção...

leia mais
Blog Thumb

Os Conselhos de Administração e o...

Há uma enorme discussão sobre a existência dos Comitês de Planejamento nos Conselhos de Administração. Quero aqui afirmar que sou plenamente a favor, que o Conselho...

leia mais
'
Tags
Soluções