XP Investimentos realiza evento dedicado ao ESG

Na primeira semana do mês de março, a XP Investimentos realizou um evento online totalmente dedicado à nova forma de investir: ESG. O novo modelo consiste em investidores e empresas construírem um futuro sustentável por meio de escolhas.

Foram 4 dias de evento, onde os temas relacionados a cada uma das dimensões ESG foram discutidos: Meio Ambiente, Social e Governança. Vale ressaltar que a sigla muda profundamente o mundo dos investimentos, e isso também foi abordado ao longo do Expert XP ESG.

No dia 2 de março, primeiro dia de evento, os inscritos puderam acompanhar palestras sobre emergência climática, Amazônia 4.0, o papel dos reguladores no avanço da Agenda Verde, alinhamento entre empreendedorismo e sustentabilidade, boom do capitalismo regenerativo, e lições para o mundo pós-coronavírus.

Denise Hills, diretora global de sustentabilidade na Natura, junto com o fundador e diretor do IDESAM, Mariano Colini Cenamo e a presidente do CEBDS, Marina Grossi, falou muito mais sobre os problemas enfrentados na Amazônia. O trio apresentou pessoas e organizações que trabalham diariamente para que a floresta amazônica funcione como um centro de oportunidades de geração de valor para todos.

Já a palestra ministrada por Pedro Wickbold, Diretor Geral da Wickbold, Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e embaixador da Unesco para sustentabilidade, e Emilly Ewell, CEO e co-fundadora da Pantys, abordou o alinhamento da sustentabilidade aos negócios. De acordo com eles, é uma questão de sobrevivência. Empreendedores que são referência compartilharam o motivo da sustentabilidade não ser traduzida em apenas uma exigência a se cumprir, e sim em um componente que agrega valor aos negócios.

O segundo dia de palestras foi recheado de temas relevantes também, como a importância de buscar oportunidades inovadoras para alinhar propósito e lucro, a força da liderança feminina, caminhos para um futuro inclusivo, empresas ao alcance da agenda 2030, e filantropia corporativa durante e pós-pandemia.

No painel sobre inclusão, especialistas discutiram o tema a partir de diferentes visões de mundo. Uma empresa diversa e inclusiva é aquela que reconhece sua responsabilidade em quebrar vieses e permitir que todos os colaboradores estejam a vontade para ser quem realmente são.

E já que tocamos no assunto, é importante também ressaltar a força da liderança feminina. O painel sobre esse tema trouxe grandes líderes brasileiras que exploraram a relevância do tema para que qualquer empresa prospere. Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil, Rachel Maia, presidente do Conselho Consultivo da UNICEF, e Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza, compartilharam soluções para que a diversidade e a equidade de gênero sejam alcançadas no ambiente corporativo de forma efetiva.

O dia 4 de março, terceiro dia de Expert ESG, foi marcado por palestras sobre capitalismo consciente, crise de conformismo na liderança, sustentabilidade integrada à governança, o caminho para liderar com responsabilidade, e redefinição do impacto nos negócios.

Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan, Marcelo Furtado, fundador da BLOCKc, e Selma Moreira, diretora do fundo Baobá para equidade racial, trouxeram três grandes lições sobre sustentabilidade integrada à governança.

A primeira é que o ESG não pode ser um processo automático. A implementação prática deve ocorrer além das práticas mínimas, integrando-se na governança das instituições de forma estratégica e transparente. Depois, afirmaram que o ESG é questão de sobrevivência: uma licença social de operação, que no futuro será determinante do sucesso. Por fim, garantiram que a diversidade vai muito além de um tema específico, e deve ser pensada em um contexto mais amplo, incluindo a forma de pensamento, competência, background e experiência. A diversidade é lucrativa, e as lideranças que não souberem lidar com ela terão dificuldades.

O último dia de evento foi focado na sigla ESG em si, em especial na parte prática, a origem do termo, evolução nos últimos anos e perspectivas para o futuro.

As palestras estão disponíveis por tempo limitado no site do evento: eventoexpertxp.xpi.com.br

Fonte: Expert XP

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.