Web3: uma nova proposta de transformação digital

Conforme surgem novas regulamentações para transformar a internet em um ecossistema mais transparente para empresas e usuários, uma nova proposta tem ganhado força: a Web 3.0, estrutura que pretende contribuir para a segurança dos dados digitais através da descentralização com blockchain. A iniciativa também traz outros benefícios, como velocidade e segurança contra crimes cibernéticos.

Ao contrário das versões anteriores de estruturas de Internet, a Web 3.0 não demanda sistemas operacionais complexos, e prioriza que as informações dos usuários sejam armazenadas somente em nuvem. Com a descentralização da internet, torna-se possível a quebra do modelo que monitora as ações dos usuários com coleta de dados, e a venda desses itens posteriormente.

A blockchain, que também é utilizada em criptomoedas, é a principal tecnologia da estrutura, e possibilita a criação de blocos e cadeias de dados, formando uma rede muito mais segura. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), realizou recentemente uma palestra com o professor Gil Giardelli, robotista e cientista chefe na 5era, que trouxe uma reflexão sobre a transição, desafios e oportunidades da Web3, além de abordar a evolução da internet.

Para o especialista, o tema impacta em diferentes áreas, como agronegócio, indústria, finanças, saúde, e na bolsa mundial. Ele acredita que nunca se precisou tanto de conselheiros com pensamento a longo prazo, diante do desafio de ter mais do que financistas no conselho, mas um equilíbrio com a inovação. O professor enxerga uma pressão grande no mercado para investimentos em novas tecnologias, mas reforça que é preciso cuidado, estudo e planejamento.

“É preciso não só um olhar atento aos números e as finanças, mas também o equilíbrio com a inovação (estratégias, cultura de inovação e agentes da transformação). Há também o fato de estarmos em uma era com uma inundação de novas tecnologias e o mercado pressionando cada vez pela transformação. Existem diversas ferramentas e metodologias ágeis que podem ser utilizadas para minimizar os riscos e gastos desnecessários, avaliado aderência do produto no mercado”, afirma Mário Fontana, especialista da C&S em Transformação Digital.

Ao unir a realidade aumentada e os ambientes virtuais, temos um novo mundo capaz de replicar a realidade através de meios digitais e da nova economia proposta pela Web3. Juntos, esses fatores devem promover a disruptura dos padrões tradicionais de consumo, além de refletir nas relações sociais.

Com a Web3, o Metaverso e as NFTs, os recursos tecnológicos devem criar trilhões de dólares por ano, segundo especialistas. Atualmente, são enviadas 60 bilhões de mensagens diariamente em uma única plataforma do Metaverso, por exemplo, e NFTs movimentam US$ 61 bilhões por ano.

Fonte: IBGC

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.