Utilizando métricas para impulsionar seus negócios

É cada vez mais evidente que dados são fundamentais para o impulsionamento de negócios. Mas você sabe quais os números que realmente importam?

Em um artigo do portal Inc, Craig Halliday, especialista em marketing digital, explica como identificar os dados mais relevantes para que sua empresa cresça. Ele é atualmente chefe de uma empresa que ajuda organizações no aproveitamento das informações e a aplicá-las de forma útil. Ele sabe o quão valiosos podem ser os dados para revelar tendências, e como um determinado negócio está se saindo em relação aos objetivos estratégicos traçados.

Porém, ele afirma que os dados podem ser uma faca de dois gumes. Por mais importante que seja a análise de números, a sobrecarga de métricas pode desviar as organizações e os tomadores de decisão do que realmente move os negócios. Com o grande volume de dados nas redes digitais, acaba sendo tentador medir muitos fatores, e isso dificulta a concentração nas métricas e KPIs que representam o desempenho da organização.

O que é importante identificar nos dados é que eles sejam fontes de informação, e não motivo de confusão. O método mais eficaz para que isso aconteça é focar em um conjunto de métricas de alto nível que são simples, mensuráveis e relevantes para os objetivos da empresa. Deve-se priorizar métricas de satisfação, que avaliam o quanto os clientes e funcionários estão contentes, ao mesmo tempo que são observadas as métricas de receita e lucro.

Tomadores de decisão devem focar nas métricas amplas de nível macro, enquanto líderes de departamento e projetos específicos se concentram em métricas que impactam as coisas dentro do alcance de cada um, sem perder de vista as métricas de visão geral.

Dentre as métricas de nível macro, está a experiência do cliente; comprometimento do funcionário; receita recorrente anual; fluxo de caixa operacional; e envolvimento da comunidade.

As métricas têm o objetivo de ajudar a empresa a ver claramente o cenário em que está inserida. Para que isso aconteça, são necessárias ferramentas que permitam a captura de dados, filtragem de informações incompletas e supérfluas, e fornecimento de um contexto para transformar esses dados em algo realmente útil, através de recursos analíticos. O resultado de tudo isso é que vai impulsionar o crescimento da organização, independente da área de atuação.

Luciano Menegasso, especialista da C&S no assunto, nos conta como são utilizadas as métricas no dia a dia com nossos clientes.

“Aqui na C&S gostamos de trabalhar com métricas que contam a história do negócio, ou seja, um conjunto de indicadores relacionados que deixa claro a todos na empresa o que é necessário para alcançar a linha de chegada. Então não é só olhar o resultado do fluxo, tão pouco somente a satisfação do cliente ou a eficiência da operação, mas sim todos estes simultaneamente.

Às vezes, a busca para melhorar um indicador pode causar um descompasso em outro, por isso devemos olhar para conjuntos de KPIs que podem se contrapor.

Por outro lado, quando o desafio é grande e precisa estar muito claro para todo o time, definimos apenas uma métrica, a qual denominamos de North Star Metric, ou Métrica da Estrela Guia.

Esta métrica evidencia onde deve estar o foco, e geralmente é resultado de diversos outros indicadores que também deverão ser medidos, porém alcançar a meta da Nort Star Metric é o verdadeiro critério de sucesso.”

FONTE: INC

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.