Utilizando a integridade como ferramenta de controle interno

Como saber qual a coisa certa a fazer dentro de uma empresa? A integridade pode ser a grande resposta!

Ter uma estrutura eficaz de controles internos é muito importante para que exista um sistema de verificação dentro da empresa sobre a conformidade das leis e regulamentações.

A estrutura COSO é reconhecida internacionalmente, e conta com objetivos operacionais, de relatórios e de conformidade. Contudo, uma estrutura de controles implementada sem uma cultura baseada nos altos padrões de integridade, não é suficiente. E isso foi comprovado após muitas falhas corporativas.

A integridade pode ser definida como a soma de todos os princípios que orientam a maneira como vivemos e nos comportamos com os outros, e é uma forte aliada no controle interno, nos ajudando a decidir o que é certo! Mas como fazer isso?

Anthony O’Reilly, ex-diretor de ética da State Street Corporation e chefe de práticas profissionais de auditoria interna da Siemens, acredita que muitas decisões envolvem escolhas entre duas opções aceitáveis, e por isso os princípios de integridade, quando devidamente codificados, ajudam as pessoas a pensar em todas as dimensões das escolhas ‘certo versus certo’, para que possamos decidir melhor.

Aplicar princípios baseados na integridade, dentro dos limites das regulamentações aceitas, pode elevar a tomada de decisões e expandir nosso horizonte para escolher além do que é certo ou errado. Líderes poderão ampliar o pensamento estratégico, não apenas para o que devem fazer dentro das regras, mas para o que podem fazer – sempre alinhados às políticas e valores da empresa.

Fazer escolhas por meio da integridade faz com que as decisões sejam tomadas com base em um propósito!

Porém, nem sempre é fácil tornar a integridade uma realidade ou inspirar funcionários para que se sintam seguros na hora de tomar decisões. Isso porque nem sempre fica claro o que é íntegro ou não: tudo vai depender de um bom julgamento.

Uma boa saída é lembrar as pessoas sobre o que priorizar, especialmente na hora de introduzir uma mudança.

Para medir o impacto da integridade, primeiro devemos identificar os resultados específicos que a refletem. Por exemplo, análise de decisões de não licitação para clientes em potencial e a recusa de projetos devido à natureza do trabalho.

Identificar esses resultados pode não ser fácil num primeiro momento, mas é preciso aproveitar cada oportunidade para demonstrar as consequências positivas que conquistamos quando acertamos!

Implementar controles e princípios baseados na integridade nos processos diários de tomada de decisão faz com que eles se tornem um conjunto de regras que podem orientar e informar escolhas baseadas em risco e nos orientar sobre o que é certo na hora de decidir.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.