Telemedicina – Uma Alternativa Durante e Pós Pandemia

A telemedicina vem crescendo de maneira acelerada durante a pandemia do novo coronavírus. Contudo, ainda é preciso superar obstáculos comerciais e de legislação. Para isso, é cada vez mais necessária a implantação de uma infraestrutura digital com conexões seguras entre pacientes e médicos.

O atendimento remoto garante que pacientes tenham acesso a saúde mesmo em tempos de isolamento social. Grande parte da tecnologia necessária vem sendo desenvolvida de forma rápida em meio a pandemia: uso de chatbots para triagem, substituição do estetoscópio por aplicativo de smartphone, uso do microfone para análise de tosse e termômetro inteligente.

Em entrevista ao portal The Economist, o médico e autor Eric Topol conta que precisou cancelar todas as consultas por ter mais de 65 anos de idade. Com alto risco de contrair o novo coronavírus, o profissional não viu outra saída, senão realizar consultas médicas por videoconferência. “Não seria perigoso apenas para mim, mas também para meus pacientes, que ainda poderiam infectar outras pessoas”, comenta.

O médico também ressalta que na Itália, uma das principais fontes de transmissão da covid-19 eram os hospitais, e os médicos pedissem que a população evitasse procurar as unidades de saúde, fortalecendo a prática da telemedicina.

A nova forma de consulta permite que uma pessoa com suspeita da covid-19, por exemplo, seja atendida de forma rápida através de videoconferência – evitando uma ida à clínica, que poderia contaminar outros pacientes. A prática pode ser mantida após o fim da crise, e certamente será aplicada a consultas eletivas, rotineiras e ambulatoriais, em especial nos casos de doença infecciosa.

Assim como diversas outras áreas, a medicina se reinventou durante a crise. No futuro, a telemedicina pode desempenhar o papel da primeira consulta, e pode também atuar no desenvolvimento da inteligência artificial através do processamento inteligente, permitindo novas descobertas na área da saúde.

Fonte: The Economist

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.