Sua empresa rasga dinheiro?

É muito comum encontrar empresas que com o passar do tempo se deparam com uma situação onde o dinheiro fica escasso.

Em grande parte das vezes, ela já recorreu ao desconto de duplicatas e a linhas de capital de giro para sanar suas necessidades financeiras, mas ainda assim, os empréstimos parecem ser insuficientes.

O que acontece é que pela falta de informações realistas sobre seu negócio, o empresário acaba ficando sem parâmetros financeiros para tomar decisões e avaliar seu negócio.

Um dos indicadores importantes que todo empresário e executivo deveria utilizar e acompanhar é o EVA (Economic Value Added), que em uma linguagem simples, significa se o acionista esta ficando mais “rico” ou mais “pobre”, ou seja, o empresário fica mais “rico” se o ativo que ele investiu, depois de um certo tempo, vale mais do que os recursos que ele empregou no negócio, ou, mais “pobre” se o ativo vale menos. O EVA mede se o resultado operacional é suficiente para pagar os gastos com a remuneração do capital de terceiros (bancos) e o capital próprio (patrimônio líquido).

Um EVA positivo significa que o negócio gera riqueza para o acionista e o negativo destrói.

A C&S Projetos e Mercado pode auxiliar sua empresa a conhecer e ter completo controle sobre diversos índices e informações sobre as finanças do seu negócio. Conheça mais sobre a controladoria clicando aqui.

Eduardo Vian

Finanças Corporativas

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.