Prioridades do conselho em 2022

Ainda dentro das resoluções de ano novo, esse episódio do Cenário Relevante traz uma lista de quais devem ser as prioridades dos conselhos para 2022.

A pandemia continua a impactar nossas vidas em praticamente todos os sentidos. Porém, questões climáticas, de segurança de dados e sucessão ainda devem ser prioridade e exigem foco do conselho.

O portal Board Agenda listou as principais sugestões para que diretores eficazes considerem como parte de suas responsabilidades no conselho.

A primeira delas é um plano estratégico e KPIs revisados. A pandemia interrompeu e cancelou a maior parte dos planos. A administração deve então apresentar ideias de curto prazo que possam ser supervisionadas pelo conselho. Bons conselhos vão garantir que a administração apresente um plano em etapas, com a contribuição do conselho, refletindo as mudanças conforme as circunstâncias. É importante também revisar valores, propósito, visão, missão, modelo de negócios, indicadores-chave de desempenho, riscos e direcionadores de valor.

A lista segue com a digitalização do modelo de negócios. Hoje em dia, quase 50% dos modelos de negócio compreendem digital e dados. Toda organização tem um modelo de negócios, seja ele explícito para o conselho ou não. O trabalho remoto acelerou a digitalização, e os conselhos precisam entender o impacto da Inteligência Artificial, internet das coisas, blockchain e automação do modelo de negócios da empresa. Isso deve ser vinculado às habilidades dos diretores.

Depois, é listada a revisão da estrutura de mitigação de riscos e garantia de controle. Conforme o tempo passa, os riscos mudam. É papel do conselho agir prontamente diante dessas mudanças. Para isso, a projeção de riscos deve estar sempre atualizada.

Falando agora sobre riscos climáticos, se o conselho adiar a ação no caminho da empresa para emissões zero de gases de efeito estufa, pode haver impactos negativos para aquela organização. O progresso constante de curto prazo para emissões líquidas de zero carbono é um benchmarking de desempenho da indústria. Utilizar definidores de padrões e divulgar as informações com precisão deve ser um dos objetivos dos bons conselhos em 2022.

Ainda nessa pauta, o conselho deve aprovar quais itens dentro da sigla ESG serão o foco da gestão, e esses itens devem ser escolhidos de forma estratégica. Os conselhos devem se preparar para demandas significativas dos investidores que valorizam o ESG.

A segurança de dados é crucial, diante de uma realidade onde ameaças hackeiam sistemas e exigem um resgate em criptomoedas para que as informações sejam devolvidas. Controles internos com testes regulares de backup e restauração podem evitar que sua empresa seja alvo desse tipo de crime. O tema deve ser parte das agendas dos conselhos, uma vez que o trabalho remoto também coloca a segurança em vulnerabilidade.

Trabalhar com a possibilidade de uma sucessão inesperada também é algo a ser planejado. Com a variante Ômicron do coronavírus em circulação e novas restrições do comércio voltando a ser praticadas em certos pontos do mundo, CEOs estão se demitindo de repente, alegando exaustão. O RH precisa revisar os planos de contingência para doenças do diretor e planos de emergência para o CEO, levando em consideração a saúde, demissões e outros fatores. Uma boa saída é preparar uma lista permanente de talentos de alto potencial na bancada interna, o que seria revisado pelo comitê e levado ao conselho para uma discussão completa ainda no início do ano.

Já que tocamos no assunto da pandemia, o bem estar e a segurança dos funcionários é tópico fundamental. Solidão, ansiedade, depressão e outras complicações estão cada vez mais frequentes por causa do isolamento social e do trabalho remoto. Realizar pesquisas sobre o bem estar dos funcionários é uma boa forma de garantir que eles estejam em um ambiente confortável e saudável para trabalhar.

Conforme a nova variante se espalha, o conselho deve realizar testes de estresse para verificar o comportamento sob condições adversas prolongadas. A supervisão financeira também deve ter atenção especial, principalmente com cláusulas de empréstimo, tratamento justo de credores, contabilidade agressiva, obrigações contratuais, transações com partes relacionadas, cumprimento das condições de recebimento de ajuda governamental, obrigações de seguro, etc.

Por fim, o portal Board Agenda finaliza a lista com a dica de “agradecer”. Os últimos dois anos foram extraordinários, e presidentes do conselho devem ser gratos a seus diretores, gerentes e funcionários – especialmente profissionais de saúde, educação e atendimento ao cliente. Todos colaboraram com sacrifício diante da adversidade que segue nos acompanhando. Este é um ano para dizer “muito obrigado”!

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.