Por que priorizar estratégia de marketing omnichannel?

A ambição do departamento de marketing, definida como individualista em muitos casos, raramente é culpa do próprio setor. Na maioria das vezes, é devido às maneiras como as equipes são treinadas para medir o sucesso como indivíduos, e não como um time. É preciso que todos entendam, de uma vez por todas, que o sucesso do marketing deve ser atribuído como uma frente coletiva e estratégica.

Dados apontam que consumidores visitam mais de dois sites, em média, antes de concluir uma compra online. Ao mesmo tempo, quase 90% dos carrinhos de compras em sites de e-commerce foram abandonados em março de 2020. Aqui vemos o quanto é essencial a existência do departamento de marketing, e não só isso: as empresas precisam entender que o comportamento do consumidor nos traz muitas informações, e as estratégias omnichannel são um ótimo caminho para atrair esses clientes.

Por vezes, vemos um resultado e fazemos atribuições erradas. Por exemplo: um consumidor, ao ver seu produto em um feed de mídia social, clica no anúncio mas deixa a plataforma e visita seu site diretamente. Ao fazer isso, vê na home do site uma promoção, e compra alguns produtos. O sucesso da compra inicialmente seria atribuído à equipe de SEO orgânico, já que o cliente acessou o site e fez a compra. Porém, o sucesso real deve ser atribuído às equipes de mídia social, SEO e desenvolvimento web.

Esse é um exemplo claro de que existe sim uma mentalidade omnichannel inconsciente que os clientes adotaram e participam com frequência. Sua empresa deve priorizar essa estratégia para trazer vantagem aos clientes e à própria empresa.

Expandir a estratégia de marketing com canais únicos para omnichannel é uma forma de deixar um rastro que atrai e converte clientes. Experimente colocar em prática ações com Facebook, Instagram, e Google Ads.

Outra ação estratégica pode ser a automação de marketing e marketing por email, que apesar de antigos, funcionam muito bem. Os emails servem como suplemento das campanhas publicitárias para alimentar o interesse dos clientes ou lembrá-los de finalizar a compra. Através de mensagens e chamadas para ações específicas em diferentes campanhas, a plataforma de automação de marketing te fornece uma análise de quais públicos, tipos de campanha e emails geram mais retorno.

O grande obstáculo ao aplicar estratégias omnichannel é acompanhar o sucesso e atribuição. É preciso acompanhar cada campanha, site, página e link. Configurar metas no Google Analytics, criar links de rastreamento para emails e fazer com que campanhas primárias sejam separadas e facilmente pesquisáveis, auxiliam na obtenção de resultados pontuais. O rastreio é fundamental para atribuições do sucesso com precisão.

Com a multiplicação de canais, é preciso se certificar de que as equipes de marketing multicanal aumentem a comunicação para que estejam todos na mesma página. Equipes de SEO precisam se reunir com as equipes do Google Ads, que por sua vez devem estar em contato constante com a equipe de marketing por email, etc. Estratégias omnichannel eficazes precisam ser feitas com muita comunicação interna.

A implementação do omnichannel também não é feita de uma hora para outra, e pode incluir muitas outras táticas do que citadas aqui. Mas, quanto mais cedo você der o start, mais rápido sua empresa poderá se beneficiar dessa estratégia.

Fonte: Forbes

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.